Foram divulgados nesta quarta-feira (6), pelos representantes da Secretaria de Turismo do Estado e Bahiatursa os dados que comprovam que o fluxo turístico da Bahia atingiu 9, 052 milhões de pessoas em 2008. As informações são da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).
De acordo com a Fipe, o número de visitantes que chegaram de outros estados brasileiros foi de 4,081 milhões de pessoas. Os estrangeiros desembarcaram na Bahia em um número de 514 mil no mesmo período, o que representa uma participação de 5,7% do fluxo mundial. “Isso coloca a Bahia em uma posição privilegiada, uma vez que no Brasil a média de visitantes de outros países chega a 3,9%”, ressalta o secretário de turismo Domingos Leonelli.
Silvio Pessoa, presidente do Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes de Salvador, afirma que nos últimos dois anos, o turismo ficou acessível para as classes C e D, o que minimizou os impactos da crise financeira mundial e da queda do dólar.
Pessoa alegou também que 2009 foi um ano que iniciou com dificuldades para o setor hoteleiro, porém no segundo semestre a taxa de ocupação cresceu e ficou em uma média de 70%, atingindo o ápice de 95% durante o réveillon.
Entre os turistas brasileiros que se deslocam para a Bahia, os principais destaques são os mineiros com 1,26 milhões de visitantes e os paulistas 1,22 milhão. No mesmo relatório também se destacam os turistas vindos do Rio de Janeiro e do Distrito Federal.
Na região Nordeste, a Bahia permanece na liderança com relação à atração de visitantes, superando os estados de Ceará e Pernambuco.
Fluxo Global em milhões – Fonte Fipe
Bahia |
Ceará |
Pernambuco |
9.052.000 |
4.497.675 |
3.598.140 |
Fluxo nacional em milhões – Fonte Fipe
Bahia |
Ceará |
Pernambuco |
4,081.164 |
1,689.193 |
1,348.391 |
Fluxo internacional em mil – Fonte Fipe
Bahia |
Ceará |
Pernambuco |
514 mil |
140 mil |
120 mil |
Fluxo local em milhões – Fonte Fipe
Bahia |
Ceará |
Pernambuco |
8,8538.000 |
4,445.244 |
3,457.412 |
O estudo completo está disponível no portal www.bahia.com.br
