Com "twitaço", Marina ultrapassa Dilma no número de seguidores.
A utilização da internet, em especial o twitter, foi uma novidade da campanha eleitoral desse ano. A rede social que mais cresce no mundo, surge como uma ferramenta a mais para os candidatos divulgarem suas propostas, e interagirem com os eleitores.
Marina Silva (PV) teve a melhor campanha na rede, atingindo nesta semana, o maior número de seguidores entre os candidatos à presidência. A candidata verde foi a primeira a realizar “twitaços” no período eleitoral, conquistando as primeiras posições no Trending Topics (ranking que reúne os assuntos mais comentados do microblog), com as tags #Marina43 e #OndaVerde.
Por outro lado, o twitter foi o espaço que liderou gafes eleitorais “online”. Entre os que cometeram deslizes, o presidenciável José Serra (PSDB) pode ser considerado o autor da gafe do ano.
Em 29 de agosto, Serra divulgou no seu perfil uma mensagem convocando “os nordestinos que vivem em São Paulo” a “enviarem cartas aos parentes do nordeste contando do seu governo”. Em resposta irônica, alguns de seus seguidores postaram que, “além de cartas, os nordestinos de São Paulo podem mandar e-mails para os seus parentes do nordeste pedindo voto”. Os internautas interpretaram que o tucano duvidasse de que os nordestinos saberiam usar ferramentas da internet.
Uma resposta
Eu sou Marineirooo