Dilma, José Mujica e sua esposa, a senadora Lucía Topolansky.
A visita que a presidente Dilma Rousseff fará ao mandatário do Uruguai, José Mujica, marca o encontro entre os dois únicos ex-guerrilheiros que, democraticamente, chegaram à presidência da república em seus países, na América do Sul.
Mujica passou longos treze anos, entre 1972 e 1985, detido, sem direito a qualquer tipo de regalia, durante a ditadura militar no Uruguai. Dilma ficou detida por quase 3 anos.
Em 1985, de volta à liberdade, Mujica adaptou-se aos novos tempos e deixou de pregar a luta armada. Militante da centro-esquerda moderada, acalmou a classe média, dizendo que não combateria mais a burquesia, e venceu a corrida presidencial no ano passado.
Apesar de seu passado de guerrilheiro, Mujica é considerado pelos economistas um político pragmático, um líder confiável entre os agentes do mercado.
Informações do Estadão.
WhatsApp
Facebook
Twitter
Email
Print
Uma resposta
para mim o presidente mujica es el mejo presidente que el pueplo uruguayo ya teve
Uma resposta
para mim o presidente mujica es el mejo presidente que el pueplo uruguayo ya teve