BLOG DO GUSMÃO

ASSENTAMENTO BOM GOSTO FECHA TURNÊ DE TEODORICO MAJESTADE

A última apresentação da turnê de Teodorico Majestade.

A comunidade rural Bom Gosto, em Ilhéus, fechará a turnê da peça Teodorico Majestade, as últimas horas de um prefeito por assentamentos sulbaianos. A apresentação da comédia do Teatro Popular de Ilhéus (TPI) será na tarde deste domingo (05). “Encerraremos o projeto no local onde, um dia, vimos que seria possível a circulação por assentamentos”, informou o diretor Romualdo Lisboa.

O Bom Gosto foi o primeiro assentamento onde Teodorico foi apresentado, em agosto de 2011. Na ocasião, a iniciativa aconteceu por conta do grupo. Já o projeto de circulação por 22 assentamentos foi financiado pelo Prêmio Procultura de Estímulo ao Circo, Dança e Teatro, da Fundação Nacional de Artes (Funarte). Desde maio deste ano, foram visitadas comunidades rurais de Ilhéus, Una, Canavieiras, Santa Luzia e Itacaré.


A última apresentação de Teodorico Majestade foi no assentamento Buri, município de Una. A encenação aconteceu no domingo (29), ao lado da casa de farinha da localidade. O público se acomodou nos bancos sob a sombra de uma árvore e se divertiu com as trapalhadas do prefeito e seus comparsas, pressionados pelo povo indignado. Parte da plateia veio do assentamento vizinho, Nova Galícia, onde o TPI já havia se apresentado. “Quem gostou fez questão de ver de novo e, quem não viu antes, teve a oportunidade de conferir”, declarou a produtora Clécia Batista Magalhães.

Desde o início da turnê por assentamentos, o Teatro Popular de Ilhéus experimentou diversos locais como palco. A sombra de árvores, escolas, casa de farinha, barcaças de cacau e até mesmo uma boate já acomodaram elenco e público ao longo da circulação pelas comunidades rurais. Para encarnar suas personagens, os artistas improvisam camarins por onde passam. “Somos atores sociais e não medimos esforços para passarmos nossa mensagem”, disse o ator Takaro Vitor.

Além de falar sobre corrupção e a força do povo em cobrar os políticos eleitos, Teodorico Majestade apresenta ao público o universo do cordel, da xilogravura, da cultura popular. Segundo Romualdo Lisboa, a circulação pelos assentamentos está ensinando muito ao elenco também. “É uma troca de experiências e impressões. Contamos nossa história e também ouvimos os assentados, que muito batalharam para conseguir suas terras e ainda lutam por melhorias diárias”, afirmou.

Além do financiamento da Funarte, o projeto Teodorico – Circulação em Territórios de Assentamentos conta ainda com apoio da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), Assessoria Técnica Social e Ambiental (Ates), vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Agrário. A iniciativa ainda recebeu apoio da Coopercentrosul e Instituto Floresta Viva.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Email
Print

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Newsletter
Siga-nos
Mais lidas
agosto 2012
S T Q Q S S D
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031