Do G1
A Bahia possui, desde quinta-feira (27), o Observatório da Despesa Pública, implantado com o objetivo de auxiliar o controle de gastos e possibilitar a prevenção do desvio de verbas públicas na gestão estadual.
De acordo com o governo, uma base de dados passa a reunir informações relativas aos gastos públicos e, através de cruzamento, pode identificar ocorrências atípicas em casos de compras, pagamentos, licitações, funcionando como uma controladoria e apoiando o trabalho dos auditores.
O projeto foi criado em 2008 pelos Controladoria-Geral da União (CGU) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Os dados são analisados de forma isolada ou conjugada, o que apoia a correção de práticas que prejudiquem cofres públicos. Entre elas, o governo cita fracionamento de dispensas de licitação, conluio entre empresas licitantes, propostas entregues no dia de domingo ou antes da publicação de edital.
Ainda segundo o governo, o observatório monitora despesas como passagens aéreas, pagamento de diárias e suprimento de fundos.
