
Por Thiago Dias
Na quinta-feira (19), este Blog acompanhou uma assembleia do Reúne Ilhéus (RI). Presenciar o evento foi parte do esforço jornalístico deste texto, que pretende apresentar um olhar sobre o grupo.
Há um ano, 2 mil ilheenses assinaram um pedido de investigação sobre o transporte coletivo. Um grupo (que hoje integra o RI) entregou o documento ao Ministério Público Estadual.
Na quarta-feira (18), integrantes do Reúne Ilhéus voltaram ao MP e solicitaram informações sobre o andamento do processo. Na ocasião, eles esclareceram ao promotor Paulo Eduardo a importância das investigações levarem em conta as alterações da tarifa desde o ano 2000. Desse modo, é possível estabelecer se o preço da passagem sofreu aumentos abusivos.
Há dois meses, o coletivo ocupa a rua em frente ao Palácio Paranaguá, sede da prefeitura de Ilhéus (BA). A ocupação é um gesto de resistência e a causa daqueles cidadãos é legítima. Eles lutam por justiça social, pois é disso que se trata quando pensamos sobre a qualidade e o preço do transporte público.
As estratégias do movimento são sólidas. Podemos entender como conquista do Reúne a instauração da Comissão Especial de Inquérito que deve investigar o transporte coletivo da cidade. Durante a assembleia de quinta (19), o grupo reafirmou que vai acompanhar cada passo da Câmara Municipal, a partir da próxima semana. Além disso, o RI questiona a escolha do vereador Gilmar Sodré para integrar a CEI. Integrantes do movimento lembraram da participação de Gilmar no único encontro formal que o Reúne teve com o prefeito. Ao lado de Jabes Ribeiro, Sodré posicionou-se abertamente contra o grupo. “Como Sodré representará a oposição?”, questionaram.
O Reúne Ilhéus acolhe a diversidade dos seres. Não exclui ninguém que esteja interessado em fortalecer ou conhecer a causa do movimento. É esse caráter plural que lhe confere força (política, jurídica, contábil e, principalmente, social).
Os protestos do Reúne Ilhéus vãos às ruas e aos tribunais. Isso está incomodando muita gente. No entanto, a conduta pacífica do movimento, na ocupação dos espaços públicos, está imune aos discursos que tentam criminalizá-la.

Respostas de 6
Legal Thiago, abraço.
É isso aí Reúne! de forma ordeira vamos conquistar o almejado
Nós já sabemos as causas dos nossos problemas. É o uso indevido do poder pelos desvios das funçoes políticas que nos faz ser desassistidos, a opressao imposta aos menos favorecidos que sustentam a classe dominadora. Temos que nos unir pacificamente pra buscar o que é nosso por direito. O fato do reúne ilhéus está acampado há meses na porta da prefeitura sem uma assistencia do ministerio público é um ato covarde. A sociedade tem que entender que isso é a busca de um bem social. chega de opressao na tarifa de onibus. impostos e encargos sociais.
Reúne ilheus desejo que toda a sociedade os apoie e se una ao movimento que é de todos.
A lua estava linda nesse dia!
Belo exemplo de informação grande Thiago!
Abraços..
Está nascendo uma nova Ilhéus.Acredito nessa juventude de mente aberta que são formadores de opinião capazes de mobilizar pessoas de posição social diferente e que querem uma sociedade melhor.PARABÉNS REÚNE ILHÉUS.