
Na manhã de hoje, o Blog do Gusmão conversou com Elvio Dourado e Hamilton Santana.
O primeiro é secretário de serviços públicos de Vitória da Conquista, o segundo é coordenador de iluminação e serviços básicos.
Perguntamos quanto a prefeitura de Vitória da Conquista gasta com a manutenção da iluminação pública.
Segundo Hamilton Santana, em 2012, a maior cidade do sudoeste baiano gastou quase 800 mil. Em 2013, a projeção de custo atinge um milhão e duzentos mil reais.
A gestão do prefeito Guilherme Menezes (PT) não optou pela terceirização do serviço. Seis eletricistas, seis motoristas e seis ajudantes (todos servidores municipais) fazem a reposição das lâmpadas e equipamentos. A secretaria de serviços públicos disponibiliza 4 veículos para as equipes, sendo duas caminhonetes e dois caminhões.
Para esse ano, o IBGE estima que Vitória da Conquista terá 336 mil habitantes. A rede de iluminação pública da cidade possui, aproximadamente, 28 mil postes.
Os números de Ilhéus.
Por essas bandas, o prefeito Jabes Ribeiro (PP) optou pela terceirização. A Engelux, empresa que venceu o processo licitatório, vai receber, anualmente, cerca de um milhão e setecentos mil reais. O valor representa 900 mil reais acima do que Vitória da Conquista gastou no ano passado, e, 500 mil acima do que pode gastar esse ano.
Segundo o IBGE, em 2013, a população de Ilhéus pode chegar a 184.616 mil habitantes. O secretário Isaac Albagli informou que a cidade tem cerca de 15 mil postes, 13 mil a menos do que Vitória da Conquista.

Respostas de 2
Proporcionalmente temos mais postes que Conquista. Faz tempo que não vou lá, mas era uma cidade bem iluminada.
Realmente a cidade de Ilhéus não é muito bem iluminada. Estive lá no começo de 2013 e percebi tal falta.