BLOG DO GUSMÃO

A FALTA DE CIVILIDADE DE ILHEENSES E ITABUNENSES

Em Ilhéus, durante engarrafamento na Av. Lomanto Júnior (Pontal), motoristas apressados usam faixa exclusiva para veículos de transporte coletivo, táxi, vans escolares e viaturas policiais (Foto: reprodução Facebook/Odailson Aranha).
Em Ilhéus, durante engarrafamento na Av. Lomanto Júnior (Pontal), motoristas apressados usam faixa exclusiva para veículos de transporte coletivo, táxi, vans escolares e viaturas policiais (Foto: reprodução Facebook/Odailson Aranha).

Por Valério Andrade Melo

Em um congestionamento de domingo à tarde, na Avenida Lomanto Júnior, é possível constatar o quanto somos mal educados e desrespeitosos nos espaços públicos.

Usando as palavras do Dicionário Houaiss de sinônimos e antônimos, falta civilidade, amabilidade, cortesia, delicadeza, educação, gentileza, polidez, sociabilidade, urbanidade. E sobra despolidez, grosseria, incivilidade, rusticidade, selvageria.

Por cerca de 30 minutos na tarde deste domingo a faixa exclusiva para trânsito de ônibus não funcionou a contento por causa de alguns motoristas mal educados. Uma minoria que se acha proprietária do espaço público. Mas causa transtornos a todos cidadãos no final da ponte.

Propositalmente, coloquei meu carro entre as duas pistas nos momentos em que não trafegavam ônibus nem táxis. Inúmeros dos infratores buzinaram e forçaram a passagem, apesar da minha impassibilidade e da maioria dos demais motoristas que corretamente trafegavam na faixa para veículos particulares.

Entre a Rua 13 de Maio e a ponte, contei os carros que avançavam na faixa exclusiva. A maioria dos motoristas que desrespeitou a faixa era de Ilhéus ou Itabuna. Vários carros com placas de outras cidades e estados também trafegaram pela faixa proibida. Mas isso pode ser entendido pela pouca sinalização do trecho.

A Polícia Militar foi avisada e a atendente informou que ia mandar uma viatura.

Qualquer pessoa pode repetir esta experiência. Basta registrar o tempo, o número de carros e as placas. Se considerar o valor e o tamanho dos carros acho que terá um resultado ainda mais interessante.

Mas as conclusões serão sempre desanimadoras: entre as pessoas de maior poder aquisitivo de Ilhéus e Itabuna, aquelas que possuem carro, há um grande número de bárbaros que não sabem conviver em sociedade.

Oportunistas de plantão ainda querem criar uma região metropolitana Ilhéus-Itabuna. Escondem, propositalmente, a incapacidade de gerenciar até estes pequenos congestionamentos de trânsito causados por motoristas infratores.

Devem ser os filhos e netos dos civilizados que prenderam e mataram o Índio Marcelino. Os mesmos que hoje bradam “falsos índios”. Quem são os selvagens?

WhatsApp
Facebook
Twitter
Email
Print

Respostas de 8

  1. Ótima matéria!!
    Até demorou de acontecer. Há tempos que esses mal educados desrespeitam o corredor reservado para escolar, ônibus, etc. E desrespeitam tbm os ilheenses decentes, que optam por respeitar as leis de trânsito em detrimento de um atraso, ou algo do gênero.

  2. Falta de educação por parte dos motoristas e falta de fiscalização também por parte da secretaria municipal responsável nos finais de semana, principalmente nos prolongados, pois com a presença dos agentes do setor o trânsito não melhora muito, mas com a ausência desses fiscais a coisa se transforma num verdadeiro caos. Que tal o secretário colocar agentes nos finais de semana e dar folgas ou pagar horas extras para eles? Quando mais a sociedade precisa é que eles somem, mas estão presente nos dias úteis aplicando as famosas multas para engordar o caixa da Prefeitura. E saibam que a partir do mês que vem chegam as féria escolares, o verão….e com eles centenas de turistas.
    Vamos esperar o pior de novo?

  3. Pois eu gostaria de ser o contraditório. A faixa que se diz exclusiva principalmente para ônibus na verdade é subutilizada e foi um tiro no pé do governo. O nosso trânsito não comporta faixa exclusiva justamente porque só fica uma faixa para o trânsito de todos os veículos.O que acontece é que, enquanto o trânsito fica travado por horas a referida faixa fica totalmente livre pois os ônibus em Ilhéus tem um horário absurdo. As vezes, se você for verificar o transito está travado porque alguém lá na ponta está andando a 20km/h quando o recomendado é 50km/h. Ai cria um gargalo sem fim. Não me venham com essa de falta de civilidade, não somos vaquinhas em curral para não criticar o obvio. Tem de fazer como foi no início do governo Jabes, libera as duas faixas e deixa a sinaleira aberta. Coloca um guarda na saída da Sapetinga e então verão o trânsito fluir (como fluiu) até que a bendita nova ponte fique pronta. Agora, deixar uma faixa praticamente parada e formar um engarrafamento quilometrico não dá.

  4. Parabéns pela matéria, concordo com todos esse adjetivos direcionados a esses condutores,e não condeno a fiscalização, pois, imaginem quantos agentes deveriam ter para fiscalizar toda a avenida Lomanto Junior? Infelizmente vamos ter que conviver com esse caos por mais um verão.

  5. O problema Igor é que não vemos nenhum agente de trânsito, e não seria necessário mais que dois em pontos diferentes. O fato é que eles são inexistentes nos finais de semana e quando aparecem é para “fazer caixa” para a Prefeitura.
    Concordo em parte com o Carlos, mas Carlos, se desligar os semáforos como é que a indústria da multa funcionará, já que a energia que a alimenta é gerada em sua grande parte pelos mesmos? E depois, como você solucionaria o “funil” que se transforma quando as duas vias se fundem na cabeceira da ponte? A única solução é realmente a bendita ponte, mas aí teremos que aguardar o momento mais propício para os pilantras dos políticos quando da época das eleições.
    Não se trata se sermos “vaquinhas em curral”, mas sim de termos bom senso, já que estamos todos no mesmo “curral”, quero dizer, no mesmo cãos, e deixarmos a velha máxima do brasileiro; “GOSTAR DE LEVAR VANTAGEM EM TUDO”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Newsletter
Siga-nos
Mais lidas
novembro 2013
S T Q Q S S D
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930