BLOG DO GUSMÃO

ILHÉUS: MPT PEDE ANULAÇÃO DO PROCESSO SELETIVO DA SECRETARIA DE SAÚDE

Procurador do MPT criticou a subjetividade do método aplicado na seleção.
Procurador do MPT criticou a subjetividade do método aplicado na seleção.

Na sexta-feira 14, a prefeitura divulgou o resultado da seleção da Secretaria de Saúde de Ilhéus. No mesmo dia, o procurador do Ministério Público do Trabalho em Itabuna, Ilan Fonseca de Souza, requisitou a anulação do processo seletivo à Justiça do Trabalho de Ilhéus.

Em janeiro deste ano, Jorge Luiz (candidato a prefeito de Ilhéus pelo PSOL em 2012), Távila Guimarães e Elza Santos denunciaram o processo seletivo ao MPT. Eles lembraram que, em 2012, o então prefeito Newton Lima assinou Termo de Ajustamento de Conduta, que comprometeu o município a contratar servidores apenas por meio de concurso público.

Em contato com este Blog, Jorge Luiz afirmou que esse é um passo importante de uma luta histórica em defesa do SUS. Ele lembrou que o prefeito Jabes Ribeiro demitiu 673 trabalhadores (507 deles ligados ao setor da Saúde) cujas contratações foram consideradas irregulares. “Isso nos levou a entender que ele realizaria concurso público, estávamos enganados”.

Conforme o MPT, a contratação temporária de funcionários não favorece o serviço público. O procurador também criticou a subjetividade do método de avaliação (análise de títulos e entrevista): “De modo flagrante, o que se observa é a tentativa de burlar os ditames constitucionais e manter a histórica prática de favorecimento a aliados em cargos no setor público”.

Além da anulação do processo seletivo, o Ministério Público do Trabalho pediu o indiciamento do prefeito e do secretário de Saúde, Antonio Ocké. O pedido de medida cautelar está disponível aqui

WhatsApp
Facebook
Twitter
Email
Print

Respostas de 13

  1. Gusmão,

    Esta seleção é para tirar as pessoas capacitadas que já trabalham há mais de nove anos, para colocar filhos e afilhados de políticos sem experiências. O povo da cidade vão ser cobaias, parabéns ao Ministério Público do Trabalho, o que seria de nós sem a atuação deste órgão!!!

    O ministério Público do trabalho precisa fiscalizar mais as ações da Prefeitura municipal de Ilhéus, e dar resposta ao povo dos gastos, da saúde e educação.

    Nildo Oliveira
    Presidente da Associação
    de Moradores do Morada do
    Porto.

  2. Vc observa que foi algo tão malfeito nessa seleção que tem até nome repetido, se observarem no resultado ATENÇÃO BÁSICA -EQUIPE INTINERANTE a selecionada Maria de Oliveira Lucas de Almeida o nome se repete na 13ª e 17ºªcolocação para enfermeira.

  3. PARABÉNS SR. Ilan Fonseca de Souza,PODE IR FUNDO NESSE PROCESSO POR QUER ESSA SELEÇÃO É UM ABSURDO DE TANTO FAVORECIMENTO.SELECIONADOS SEM CERTIFICADOS, PESSOAS QUE JÁ TRABALHAM NA PREFEITURA SENDO SELECIONADOS APENAS POR TER SEUS ILUSTRES PADRINHOS PODEROSOS.

  4. Uma notícia boa, já é um passo!!
    Deveria ser extensivo a seleção da Secretaria de Assistência Social

  5. Existem pessoas desta seleção que foram “aprovadas” que nunca trabalharam na área tipo Enfermeiro (a) do Samu. Ministério Publico neles.

  6. Já tava passndo da hora de alguem tomar alguma providência com essa esculhambação que esta ai, parabenc Sr promotor.

  7. Gusma:
    Como pode uma mesma pessoa ser aprovada duas vezes…13ª colocação e 17ª colocação para enfermeira. É uma vergonha !!!!!!
    Ass: Caio Taroba – Olivença (manda pelo menos uma p cá)

  8. Amém…
    Quer cargo ou emprego público? Vai estudar porra de madrugada, finais de semana como muitos fazem.
    Lá na saúde já chega desses xeretas vaidosos, precisamos de um quadro que reúna Sabedoria (humanidade) + Conhecimento (estudo).
    Trabalho na saúde e fico triste de ver o andamento do serviço publico,tanto por parte de alguns servidores como por parte da administração, principal causadora do mal funcionamento do serviço.
    Pena de morte para os chefes corruptos dos poderes: executivo, legislativo e judiciário. Escreveu não leu o pau comeu, como a vovó já dizia. Ai eu quero ver na época de eleição esses sacripantas do inferno fazerem questão de roubar, com a cabeça a premio, e nessa utopia, só os honestos e verdadeiros lideres conduziriam o funcionalismo público.

  9. POIS É TODO MUNDO INCOMODADO PORQUE NÃO FOI DESSA VEZ QUE FORAM BENEFICIADOS!!ESQUECERAM QUE TODOS QUE ESTÃO LÁ ENTRARAM UMA VEZ POR INDICAÇÃO POLITICA!!AGORA É A BOLA DA VEZ DE OUTROS!!SE TEM OU NÃO CERTIFICAÇÃO COMPROVEM, APUREM OS FATOS!!
    MELHOR QUE ISSO MP SOLICITE CONCURSO POIS DESSA FORMA É MAIS DEMOCRÁTICO!!
    SOU A FAVOR QUE SE FAÇA JUSTIÇA:CONCURSO!!FICA QUEM SABE!!FICA A DICA!!

  10. Sou a favor do concurso público, porém até tudo ser resolvido, a saúde precisa funcionar e para isso precisa-se de funcionários. Que venham as contratações. P.S: participei da seleção e não fui selecionada, mas sou a favor que chame quem passou.

  11. Patricia, até as coisas serem resolvidas? hummm! entendo, vc também acredita em fadas, doentes e papai noel?

  12. Não, apenas tenho visto o caos que está a saúde de Ilhéus. Sem funcionários…até abrir edital, realizar-se as provas, sair o resultado, os aprovados serem convocados demora mais ou menos 01 ano!!! E a população até lá…fica sem assistência?????

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Newsletter
Siga-nos
Mais lidas
março 2014
S T Q Q S S D
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31