
As contas de 2011 do ex-prefeito Newton Lima serão votadas hoje, a partir das 16h, na Câmara de Vereadores de Ilhéus.
O parecer do Tribunal de Contas dos Municípios rejeitou de maneira veemente e pediu a interferência do Ministério Público no sentido de apurar as incontáveis irregularidades. O TCM imputou multa de R$ 97 mil e exigiu a devolução de quase 600 mil reais aos cofres públicos.
Apesar da situação desfavorável, Newton Lima decidiu entrar em campo para tentar reverter a tendência de derrota.
O ex-prefeito tem mantido conversas misteriosas com alguns vereadores. O vereador Gilmar Sodré (PMN), voto declarado a favor de Newton, serve de guia.
Fofocas ameaçadoras tentam criar medo nos edis. Newton Lima teria em suas mãos gravações de parlamentares “pidões” requisitando vantagens polpudas em troca do voto. O ex-gestor pretende assistir a sessão de amanhã, acompanhado de um advogado. Caso saia derrotado, Newton estaria disposto a divulgar os arquivos de áudio.
Newton age sozinho. Com uma pilha de processos para se defender, o ex-alcaide está sem grupo e sem assessores. Seu principal homem de confiança durante o governo, Jorge Bahia, procura manter-se bem longe, uma vez que foi indiciado pela Polícia Federal por formação de quadrilha, na operação Pelargós.

Uma resposta
Dada às condições em que deixou a Prefeitura, as Contas Públicas e a cidade como um todo, dilapidada e falida; qualquer outra pessoa com o mínimo bom senso, não compareceria à Câmara. Não pela reação dos vereadores que, com certeza, irão aprovar por unanimidade as tais “contas” do ferrenho torcedor do baía, o Newton. Refiro-me ao povo, que ainda não digeriu todo aquele feijão com arroz, azedos, que o Newtinho lhes enfiou goela abaixo nos mais de seis anos de seu desgoverno. Os ânimos do povo estão exacerbados desde aquela época; ainda mais agora, à flor da pele, com o Jabinho e sua trupe de férias no poder?
Se o povo, que ainda não teve tempo para esquecer aqueles anos de perrengue somados aos 15 de ócio meses de Jabinho, resolver liberar em plenário os seus protestos na forma de peidos sulfídricos de feijão com arroz azedos, vai ser uma mortandade.
Vai não Newton. Fica em casa assistindo a Sessão da Tarde! Amanhã vão exibir Ali Baba e os Quarenta Ladrões! Um filme supimpa!