BLOG DO GUSMÃO

O MUNDO PODE FICAR SEM CHOCOLATE ATÉ 2020, DIZ ORGANIZAÇÃO

Aumento do consumo do chocolate na Ásia originou a ameaça.
Aumento do consumo na Ásia originou a ameaça.

Do Mercado do Cacau.

A crescente demanda por cacau na Ásia pode gerar uma falta do produto no mercado mundial. A celebração da Páscoa deste ano gerou uma procura inesperada por chocolate, que pode se tornar insustentável até 2020, segundo a ICCO (Organização Internacional do Cacau, em inglês).  

De acordo com o jornal El País, especialistas indicam que o preço do alimento ainda pode aumentar nos próximos anos. O aumento de consumo no mercado chinês é um dos maiores indicativos de desiquilíbrio entre a demanda e produção, principalmente para produtores situados na África, que estão tentando multiplicar o plantio.  

As previsões dizem que em seis anos haverá um decréscimo de 150 mil toneladas na produção de cacau, a pior crise dos últimos 50 anos. Além disso, em março o preço do cacau sofreu a maior alta nos últimos dois anos, alcançando US$ 3.031 por tonelada na bolsa de Nova York.  

A tendência é que aumente o uso de frutas secas e outros ingredientes que permitam diminuir um pouco o déficit entre produção e abastecimento de matéria-prima. Mas para evitar a catástrofe, a ICCO anunciou planos para cultivo em países como Indonésia, onde a isenção de impostos de importação facilitaria a expansão da agricultura nestes mercados.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Email
Print

Respostas de 2

  1. Se houvesse investimentos sérios na costa do cacau. Quem sabe isso não traria muito lucro para os produtores.

  2. Com tantos rombos do dinheiro publico! Os agricultores fossem orientandos e apoiados a produca seria recorde…A Bahia esta desmatando absurdamente viaja-se kilometros e kilometros so Ceu e terra nao vi uma horta sequer de Feira ate o extremo sul triste em se plantando tudo dar!!!…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Newsletter
Siga-nos
Mais lidas
maio 2014
S T Q Q S S D
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031