
Na terça-feira (13), o Partido dos Trabalhadores divulgou o vídeo “Fantasmas do Passado”. Na tela, famílias abonadas se deparam com momentos de pobreza do próprio passado.
A música é melancólica e o narrador diz: “Quando a gente dá um passo para frente na vida, precisa saber preservar o que conquistou. Não podemos deixar que os fantasmas do passado voltem e levem tudo que conseguimos com tanto esforço. Nosso emprego de hoje não pode voltar a ser o desemprego de ontem. Não podemos dar ouvidos a falsas promessas. O Brasil não quer voltar atrás.” Assista.
Os pré-candidatos à Presidência da República Eduardo Campos (PSB) e Aécio Neves (PSDB) criticaram o vídeo. Neves disse que a peça quer impor “medo e insegurança”, pois o PT não consegue mais gerar “confiança e esperança”.
Campos lembrou que os adversários do ex-presidente Lula usaram a mesma estratégia contra ele. Para o socialista, o vídeo foi “equivocado”, “um tiro no pé”.
Em 1998, a campanha de FHC afirmava que só o tucano poderia manter a inflação controlada. Em 2002, em propaganda de José Serra, a atriz Regina Duarte disse que tinha “medo” da eleição de Lula.
