
Itagibá comemorou a Semana do Meio Ambiente com a implantação do Sistema Municipal de Meio Ambiente-SISMUMA, na última quarta-feira (4).
O município cumpriu todas as etapas necessárias à implantação do SISMUMA, com o objetivo de municipalizar a gestão ambiental. Para isso, implementou o Conselho Municipal de Meio Ambiente, o Fundo Municipal de Meio Ambiente, aprovou o Código Ambiental e montou uma equipe multidisciplinar; tudo para atender aos requisitos previstos na Resolução do Conselho Estadual de Meio Ambiente-CEPRAM nº 4.327, de 31 de outubro de 2013.
O prefeito de Itagibá, Marcos Barreto, ressaltou a importância da implantação do sistema: “para os municípios, é fundamental assumir a gestão ambiental porque eles passam a decidir sobre o que fazer e como fazer no seu território, definindo, planejando e coordenando o modelo de desenvolvimento adotado.” Ele também destacou o benefício para os empreendedores, que não precisarão mais ir até Salvador para licenciar seus projetos.
“Por estar mais próximo aos cidadãos, onde a ação acontece, permitindo decisões mais rápidas, não resta dúvidas que o município é a esfera do Poder Executivo mais eficaz no atendimento das demandas por um meio ambiente ecologicamente equilibrado”, completou Cosme Nunes, secretário de Meio Ambiente de Itagibá.
