BLOG DO GUSMÃO

REFORMA ESTILO “PODEROSO IRMÃO”

Escola Osvaldo Ramos, em reforma. Carteiras escolares no meio de entulhos. Falta de planejamento
Reforma da Escola Municipal Osvaldo Ramos. Carteiras escolares no meio de entulhos, ano letivo paralisado e falta de planejamento. Imagem: Emilio Gusmão.

A pedido de alguns pais de alunos, nessa quarta-feira, dia 20, este blog visitou a Escola Municipal Professor Osvaldo Ramos, próxima da Associação 19 de Março, na Avenida Itabuna, em Ilhéus.

Há 40 dias, as aulas dessa unidade de ensino foram suspensas para que o prédio fosse reformado. Os estudantes, todos do ensino fundamental I (antigo primário), não foram enviados para outro endereço, ou seja, estão no prejuízo.

A falta de planejamento é notória. A recuperação poderia acontecer nas férias escolares. Nas rádios, o Prefeito Jabes Ribeiro (PP) questiona paralisações dos professores, com a justificativa de que prejudicam os alunos. Contudo, a gestão do próprio não possibilita anos letivos sem interrupções.

Trabalhadores da construção civil, que labutam no prédio sem equipamentos de segurança, disseram que a obra do Osvaldo Ramos atrasou por falta de material. Indagados sobre a conclusão, afirmaram que a partir da próxima semana, alguns alunos retornarão às salas, mesmo com o serviço incompleto.

O vereador Alisson Mendonça (PT) disse a este blog que as reformas das escolas municipais seguem o estilo do “poderoso irmão”. O braço direito de JR comanda as intervenções diretamente. Segundo o parlamentar, as licitações são “dirigidas” e os materiais utilizados são de péssima qualidade. “Não há escrúpulos”, disse.

Alisson também comentou a responsabilidade da secretária de educação. Na opinião dele, Marlucia Rocha poderá responder judicialmente pelas irregularidades. Apesar de não acompanhar as reformas, ela assina notas de recebimento de materiais sem fazer a devida conferência. “A professora não manda na secretaria e aceita as intromissões do “poderoso irmão”.

Segundo o parlamentar, a outros exemplos suspeitos. “No povoado de Lava-Pés, a escola está fechada para reforma. O serviço foi paralisado e os equipamentos estão largados num pequeno quarto, sem condições de conservação”, acusou.

Ontem, às 17h30min, estivemos na secretaria de educação para tentar ouvir Marlucia Rocha. O seu recepcionista disse que ela não poderia nos atender, pois estava em reunião.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Email
Print

Respostas de 3

  1. O blog poderia ter enviado alguém para a Audiência Pública realizada na câmara, foi sentida a falta da imprensa, onde todos estes fatos foram apresentados. Haverá uma próxima na primeira quinzena de setembro, esperamos a participação deste blog na cobertura.

  2. E resolveram o que nessa audiência, Sr. Teco?
    É o descaso continua?
    Alias, não é só na educação, é na saúde, transporte, etc. É muita incompetência!!!!!!!!

  3. As condições da Escola Dom Eduardo na Princesa Isabel também está horivel nada de reforma, só sujeira com a invasão para o contrução do posto de saúde que até hj nada cade o posto sr. prefeito???? e a as escola estás as mingas com as árvores caindo em cima dos telhados, pobre educação… volta Jabes, volta meu prefeito para acabar com Ilhéus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Newsletter
Siga-nos
Mais lidas
agosto 2014
S T Q Q S S D
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031