BLOG DO GUSMÃO

CARMELITA RESPONDE PELA METADE

Se foi possível fazer aliança com Newton, por que não com Jabes?
Se foi possível fazer aliança com Newton, por que não com Jabes?

O Jornal Bahia Online entrevistou a Professora Carmelita (PT) – acesse aqui. Ela foi candidata a prefeita de Ilhéus nas eleições de 2012, quando o eleitorado reconduziu o Prefeito Jabes Ribeiro (PP) ao Palácio Paranaguá. A petista classificou como “boato” a possibilidade de se unir a JR para o pleito de 2016. Levantamos essa hipótese no último dia 12.

Na ocasião, lembramos que o Ednei Mendonça, marido de Carmelita e o deputado federal Josias Gomes (PT), chefe do seu grupo político, conversam com Jabes de modo muito tranquilo. “Eles se entendem”, afirmamos – lembre aqui. É esse diálogo franco que nos leva a supor a possibilidade de uma aliança.

Na entrevista ao jornal, Carmelita reforçou a promessa “anti-Jabes”: “O que posso garantir a cada cidadão e cidadã desta cidade é que em 2016 não há hipótese de estarmos juntos”. A petista, no entanto, não falou nada sobre essa proximidade entre Josias, seu marido e JR.

Há outro dado da biografia política de Carmelita que interessa ao tema: ela nunca foi tão criteriosa nas escolhas dos seus aliados. Prova disso foram suas parcerias com o ex-prefeito Newton Lima e o ex-secretário (de finanças) Jorge Bahia.

Carmelita faz duras críticas aos métodos jabistas, mas, eles são muito parecidos com os do governo Newton. Vale lembrar que o ex-prefeito tem seis contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios, sem falar nas duas operações da Polícia Federal (Pelargós e Vassoura de Bruxa) em que foi indiciado.

Dentre os motivos para o governo Newton ter seis contas rejeitadas pelo TCM está o baixo investimento em educação,  inferior aos 25% estipulados por lei, equivalentes às receitas próprias do município.

Ancorada no discurso que atribui ao ensino de qualidade a condição essencial para o desenvolvimento humano, como Carmelita pôde se aliar a um prefeito que não investiu o suficiente em educação? E os processos que Newton responde por supostos desvios de dinheiro público? A professora ignora esses detalhes?

Muito experiente, Jabes gosta de dar lições básicas sobre a “velha política”. Na última entrevista coletiva que concedeu, quando perguntado sobre a possibilidade de se unir ao PT de Ilhéus, negou que haja qualquer tipo de negociação em curso, mas, sentenciou: “eu nunca digo que ‘desse prato não comerei'”.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Email
Print

Respostas de 2

  1. Caro Editor,

    Não contesto quanto a rejeição das contas de Jabes e Nilton.
    Porém, quanto ao tratamento e respeito aos funcionários, e em especial ao professor,
    não há como atenuar a gritante falta de respeito e arbitrariedade de Jabes e sua equipe.E quando se reelembra que Jabes foi professor e oriundo de familia de classe pobre, a sentença se agrava bem mais.

  2. SÓ UMA PESSOA DESPROVIDA DE SANIDADE NÃO SABE O QUE JOSIAS E EDNEI QUEREN NA COLA DE JABITO.
    ACORDA ILHÉUS !!!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Newsletter
Siga-nos
Mais lidas
novembro 2014
S T Q Q S S D
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930