Por José Henrique Abobreira
Tudo começou com a palestra que assisti da competente gerente regional do SEBRAE e amiga, Claudiana Figueiredo, no café da manhã dos funcionários da Sefaz Ilhéus, em setembro 2013. Ouvi atentamente as colocações da Claudiana acerca do tema ECONOMIA CRIATIVA e me fixei na sua afirmativa de que o órgão a que ela pertence se debruçaria sobre esse viés econômico, incentivando projetos dessa natureza no ano de 2014 que se avizinhava.
Antes, em junho daquele ano, já tínhamos articulado com o prefeito Jabes Ribeiro e o grupo empresarial Cidadelle a adoção da Praça São João (Pontal), com a assinatura do termo de compromisso para a reforma e requalificação da referida praça, dentro do programa municipal ADOTE UMA PRAÇA, sob o viés da responsabilidade social das empresa que aqui investem, acreditando no potencial da cidade de Ilhéus (e o exemplo pegou, logo após o grupo Cicon adotou e já está reformando a Praça Antonio Viana, na Cidade Nova).
Cidades do mundo inteiro trabalham essas parcerias e adotam o que a mestra em Meio Ambiente Claudiana- sim, ela mesma, a do SEBRAE – chama na sua dissertação de mestrado de “acupuntura urbana”, ou seja, a soma de inteligências do poder público, comunidade organizada e empresas com responsabilidade social e ambiental para intervenções pontuais em áreas degradadas, formando uma teia de requalificação urbana (mais uma vez abro um parêntese para chamar a atenção sobre a visão do prefeito Jabes Ribeiro nessa direção, além da requalificação dos logradouros acima citados, o conceito dessa acupuntura urbana já está envolvendo outros locais, a exemplo do antigo porto da foz do Cachoeira que abrigará o PORTO DAS ARTES, cujo projeto será executado pela CODEBA).
Pois bem, após aquela palestra da Claudiana, um turbilhão surgiu na minha cabeça. Eu pensava no embrião de um projeto criativo no Pontal, já latente nas coisas e pessoas que conheço de perto no bairro: o escritor e memorialista da história e estórias da comunidade, o amigo de infância Zé Rezende, a arte dos nossos artesãos e escultores e pintores, como Lucia Laguardia, a gastronomia tradicional do bairro, suas doceiras e quituteiras do cuscuz, do mingau, do bolo de puba, do pão de ló, do abará e do acarajé, das moquecas de peixe e demais frutos do mar, a arte dos pescadores- fundadores do Pontal- e suas habilidades no fabrico de redes e pequenas embarcações marítimas e a pintura de Pedro Bezerra, o nosso artista plástico Pepê. Há muita gente talentosa e valorosa produzindo arte e cultura aqui no bairro do Pontal.
Pedi a Claudiana para ela agendar uma palestra sobre ECONOMIA CRIATIVA aqui no bairro. Convite aceito, marcamos com a comunidade e realizamos a reunião no Salão Paroquial da Igreja de São João Batista, gentilmente cedido pelo padre Jarmil Sarmento, esse parceiro valoroso de primeira hora do projeto criativo que surgiria logo depois.
A palestra foi um sucesso. Participaram os artistas da terra e as autoridades públicas, a exemplo do prefeito Jabes Ribeiro e sua equipe de secretariado, além da primeira-dama Adryana Ribeiro. A comunidade marcou presença. Os professores Stella Carillo e Israel Nunes (de saudosa memória) levaram a estudantada da Faculdade de Ilhéus para completar a festa das ideias.
Claudiana brilhou na sua exposição e ao verificar o mostruário das obras artísticas levadas pelos criativos pontalenses, arrematou de pronto: por que não fazer uma Feira Criativa, antes mesmo do início da reforma da praça? Seria uma maneira da população já se apoderar do sentimento de pertencimento, de um olhar diferenciado, para a comunidade começar a se movimentar na conservação do logradouro e as pessoas despertarem o senso empreendedor de negócios criativos, unindo o útil ao agradável, como diz o aforismo popular. Disse Claudiana que o SEBRAE daria todo o suporte inicial ao projeto nascente.
EUREKA, nascia ali o PROJETO DA FEIRA CRIATIVA DO PONTAL, depois ampliado para o PROJETO PONTAL CRIATIVO. E foi realizada na Praça São João a primeira Feira Criativa, em dezembro 2013, com o total apoio do SEBRAE e do governo municipal, além da CASAR (liderada pela atriz e ativista cultural Janete Lainha) e do Instituto Nossa Ilhéus ,com a valorosa ajuda de Socorrinho Mendonça. Outros parceiros valorosos depois foram se incorporando ao processo.
A comunidade toda acompanhou a caminhada nesses doze meses seguintes, por intermédio dos blogs, rádios, TVs e jornais e mais informações diárias no facebook advindas dos criativos envolvidos no projeto, liderados pelo batalhador José Rezende Mendonça.
Foi um ano de aprendizado e de conquistas. O projeto Pontal Criativo hoje é uma referência na cidade e na região, tendo os criativos participado de eventos importantes , como o Festival Internacional do Chocolate, o Aleluia Festival, a Fenopo da Faculdade de Ilhéus, consolidando atualmente uma parceria com o Instituto Arapyaú, visando a nossa participação na Feira de Artes Esperança-Conduru, em Serra Grande, no próximo mês.
Os criativos também participarão na próxima semana de eventos nacionais nos estados de Minas Gerais e São Paulo, liderados pela guerreira Claudia Iglesias, coordenadora de projetos criativos do SEBRAE Ilhéus. Será uma visita técnica objetivando a troca de experiências e verificação in loco de projetos vitoriosos em outras plagas.
O Natal se aproxima e com ele a perspectiva de inauguração das obras de reforma e requalificação da Praça São João. SIM, A COMUNIDADE ORGANIZADA PODE TUDO!
José Henrique Abobreira é auditor da receita estadual e membro do PSB. Foi vereador e vice-prefeito de Ilhéus.









Uma resposta
Fico feliz em fazer parte deste grupo lindo e vitorioso, obrigada a todos que nos ajudam e viva ao Pontal Criativo.
E com a ajuda de Deus e dos parceiros vamos ter muitos progressos.