
Atual diretora da 6ª Diretoria Regional de Saúde (DIRES), a enfermeira Sonilda Melo quer assumir o comando do Hospital Regional Luiz Vianna Filho, hoje ocupado pelo médico cubano Julio Guzmán.
Julio não deve permanecer no cargo e Sonilda sabe disso. Guzmán foi indicado pelo ex-secretário estadual de Saúde, Jorge Solla, que está sem prestígio junto a Rui Costa. Solla não apoiou o nome de Rui desde o início do processo eleitoral. Só aceitou o então pré-candidato depois que o governador Jaques Wagner fez prevalecer o “dedaço”.
Sonilda assumiu a 6ª DIRES indicada pela deputada estadual Ângela Sousa (PSD) e foi mantida no cargo por influência do sindicalista Bebeto Galvão, hoje deputado federal eleito pelo PSB – veja aqui.
Comentário do blog.
Como é sabido, Sonilda não demonstra fidelidade a nenhum grupo político. Se assim o fosse, teria apoiado Bebeto Galvão para deputado federal. Em 2014 apoiou Jorge Solla.
O que a move é o interesse em permanecer no poder. Sua boa relação com políticos de círculos distintos funciona como “escada para o sucesso”. A votação expressiva de Ângela no município inspirou a enfermeira a voos mais altos. A direção do regional é seu “sonho de consumo” para o ano novo.
Sonilda é apegada a cargos públicos, mas, não gosta de ser fiscalizada pela imprensa. Além disso, inspira medo em colegas de trabalho e subordinados – veja aqui. Por outro lado, sabe aliar seus interesses aos de políticos que a mantêm nas esferas do poder, mesmo quando não assume posições claras – lembre aqui.

Respostas de 7
Para contar com sucesso nessas virações, ela tem uma Mãe de Santo poderosa, mas não está pagando os Ebós, já deve 3, o feitiço pode virar contra o feiticeiro. Paga de cristã, mas rebola no gongá!
Essa Sonilda apenas é visionária dos seus próprios interesses e nada mais. É uma pena que as pessoas queiram o poder apenas para proporcionar o nepotismo familiar e amigáveis. A saúde de Ilhéus já conhece sua gestão oportunista e perseguidora,NÃO merecemos mais isso.CHEGA Sonilda o povo não é besta…Mais se caso ela assumir a direção do Regional ai sim que vai ficar pior.
As opiniões sempre tem como pano de fundo as vinculações da personagem. Não seria mais racional dá uma analisada em suas competências e preparo para administrar a Instituição?
Em todas as situações, onde deva ser discutida a nomeação de um gestor,o primeiro passo deve ser a avaliação das condições pessoais e profissionais do indicado, mas tornou-se regra, discutir-se de forma prioritária, as prováveis vinculações políticas e suposições das condições morais.
A população espera bons resultados através de uma gestão eficaz.
Dona Sonilda, essa na gestão anterior de Prefeito em Canavieiras, passaram 2 anos para liberação do Centro Cirúrgico, foi tantas dificuldades q ela colocava e nunca inaugurou com a Gestão do Almir Melo em um mês de gestão ela deu o centro cirúrgico como apto a funcionar… INCRÍVEL.
Resultado: a poderosa é Enfermeira contratada , indicou a Secretaria de saúde, dizem q é sua parenta, indicou um enfermeiro e também seu marido trabalha em canavieiras no Hospital e mais o diretor Financeiro também por ela indicado..
DANADINHA ESSA SONILDA..
É Senhora Enfermeira Sonilda, a coisa tá ficando feia para você!
Não tenho qualquer tipo de vinculação política em Ilhéus, alías, sequer trabalho neste município, mas como filha desta terra maravilhosa, observo e tento acompanhar o desempenho dos profissionais e políticos que atuam aqui atuam. Afinal de contas, é com o dinheiro arrecadado do contribuinte que vocês ostentam desfilando com seus carrões quando não fazem a ponte aérea Ilhéus Salvador como se estivessem atravessando a ponte do Pontal até o Centro. Haja grana!. Então, é o nosso dever fiscalizá-lo.
Se bem que o significado da palavra fiscalização, vem tomando conotações outras na atual conjuntura deste país. Fazem o que querem com o dinheiro do povo e quando reclamamos, se finge que alguma providência foi tomada.
Eis o país do oportunismo e da impunidade chamado de Estado Democrático de Direito também conhecido pelo nome de BRASIL!
Desejo-te Boa Sorte!
Sr Editor
Os funcionários da Sexta Diretoria Regional de Saúde, repudiam a forma caluniosa e desrespeitosa, com que foi tratada a diretora desta Instituição Enfermeira Sonilda Melo em matéria veiculada no dia 27 de dezembro de 2014, intitulada ” Sonilda Melo quer ser diretora do hospital regional”.Ao contrário do que foi dito,Sonilda Melo tem sido ao longo do tempo,uma diretora que mantém um excelente relacionamento com os funcionários desta regional, tratando a todos com respeito e consideração, portanto, não é verdade as informações contrárias.Sonilda Melo, por ser uma das melhores enfermeiras de nossa região, teria capacidade para dirigir o Hospital Geral Luiz Viana, embora nunca tenha externado a nenhum interlocutor ser essa sua aspiração.Nesse momento, em que os funcionários da Sexta Dires ainda desconheçam o que estará propondo o governador eleito Rui Costa,quanto a sua vida funcional, desejamos que a enefermeira Sonilda Melo, possa estar em alguma posição que a possibilite continuar contribuindo para a consolidação do Sistema Único de Saúde que tanto ama e defende.
Editor responde.
Yolando, você não tem legitimidade para falar em nome dos servidores da 6ª Dires. Terá quando chegar em nossas mãos essa nota assinada por todos. Vc pertence a um segmento da imprensa que só sabe elogiar. Lamento que não tenha desenvolvido discernimento suficiente para distinguir a crítica política do ataque pessoal. Observe essa trajetória: Jabismo, angelismo, bebetismo e sollismo. É ou não é carreirismo? Além do mais, vc elogia muito. Quanto exagero! Vc me parece um antigo escriba oficial necessitando das benesses do Rei Dom Manuel. Calma Yolando! Vc está muito distante de Pero Vaz de Caminha. Cabral, acompanhado por Caminha, levou Portugal ao Brasil. Vc, como porta voz dessa panelinha que há tanto tempo domina o SUS em Ilhéus, presenciou os serviços de saúde local saírem do nada até o lugar nenhum. A informação sobre a possível “sucessora” de Júlio Guzmán no hospital regional foi checada por 3 fontes de segmentos políticos distintos. Um forte abraço!
É de morrer de rir a posição de Yolando pau mandado de quem é próximo de qualquer governo.