
Preso em Ilhéus desde julho de 2014 após ser acusado de tentativa de homicídio (veja aqui e aqui), Fabio Barreto passou um mês no “latão”, cela solitária do Presídio Ariston Cardoso.
Fabio ficou na solitária entre os dias 20 de dezembro de 2014 e 21 de janeiro. O “latão” é um ambiente cruel, onde o detento fica sem contato com o mundo exterior, voltado para si próprio e para as paredes de uma cela escura.
Segundo uma fonte deste blog, a direção do presídio mandou Barreto para o “latão” depois que o perfil dele no Facebook publicou um agradecimento aos amigos que lembraram seu aniversário. A administração da penitenciária considerou que o próprio detento realizou a publicação e o puniu.
A mensagem foi publicada no dia do aniversário de Fabio Barreto (9 de dezembro). A fonte deste blog afirma que quem publicou o agradecimento foi a companheira do presidiário. Ela tem acesso ao perfil dele no Facebook.
O Tabuleiro veiculou notícia sobre a publicação do perfil de Fabio Barreto no Facebook – veja aqui. Ele já estava na prisão há quase seis meses quando foi punido. Antes de ir para o “latão”, permaneceu em área isolada dos outros detentos, mas tinha certa “liberdade” para se movimentar no espaço onde está preso preventivamente. A repercussão do seu agradecimento no Facebook alertou a direção do presídio, afirma a fonte deste blog.
Convém lembrar que o veículo de comunicação apenas cumpriu seu papel: informou. Fabio foi punido porque a direção do presídio interpretou que ele publicou a mensagem no Facebook.

Respostas de 2
Coitadinho…
everia ter ficado na LATRINA