
Na entrevista coletiva concedida nessa terça-feira (8), o prefeito Jabes Ribeiro (PP) anunciou que pretende diminuir 20% dos gastos com cargos comissionados. A medida está prevista no artigo 169 da Constituição que estabelece quais requisitos o executivo deve cumprir para exonerar servidores.
Além disso, o prefeito vai cancelar os contratos de 830 empregados que ingressaram no serviço municipal por meio de seleções simplificadas.
As duas medidas são necessárias para o governo efetivar a demissão de servidores contratados antes de 1988. A intenção do prefeito é reduzir o índice de despesa com pessoal de 63% para menos de 54%, de modo que seja possível realizar concurso público.
Jabes afirmou que sentia pela decisão difícil de demitir trabalhadores. Para ele, o município chegou nessa situação por culta da intransigência de líderes sindicais.
Apesar da crise financeira, o governo vai contratar nova auditoria externa para avaliar as contas do município. Em entrevista nesse quarta (9) ao radialista Jota Carlos (Balanço Total – Rádio Santa Cruz), o secretário Ricardo Machado (administração) informou que o resultado da análise será divulgado em até 30 dias.
Comentário do Blog.
As medidas anunciadas ainda não passam de terror psicológico contra os servidores. Jabes tenta se livrar de responsabilidades atribuindo-as aos sindicatos. O discurso do prefeito sugere que ele quer os trabalhadores rendidos diante da sua caneta.

Respostas de 8
O Alcaide de Ilhéus está como sempre esteve, destruindo a cidade. Não bastasse o senhor secretário de administração não saber que o maior patrimônio do município são os servidores públicos, pois acumulam anos de conhecimento; que as áreas afetadas pelas demissões são áreas fundamentais e estratégicas ao interesse social e econômico, tais como: saúde, educação e assistência social. Que se deve buscar aumento da receita e não redução da precária prestação de serviço já praticada pelo município. Há que se fazer ajustes,mais demissões de pais e mães de família na atual conjuntura, chega a ser desumano, insensível e irresponsável. Vamos aguardar os fatos, a posição das entidades de classe e o posicionamento da Câmara de Vereadores.
Concordo com seu ponto vista editor. Este cara faz isso porque aqui nao ha pessoas de atitude como em outros paises. Qual a culpa o funcionario que passou todo este tempo a serviço do municipio tem? Culpado foi o proprio Jr, que sabia que isto estava errado e veio sustentando seu erro durante todos seus mandatos. Agora porque perdeu a famosa “terceirização na saude”, ficou bravinho. Eu nao acredito mais nas leis deste pais, esta tudo corrompido, tanto que individuo como esse toma atitudes desse tipo, sem medo nenhum. Ja faz com o aval da famosa e corrupta lei brasileira.
ISSO JA DEVERIA SER FEITO A MUITO TEMPO…TEM MUITA GENTE..MUITOS FUNCIONARIOS FANTASMAS.. QUE QUASE NEM APARECE………….A METADE JA ERA PRA ESTA NA RUA AMUITO TEMPO,, PRINCIPALMENTE ESSE TAL DE KAKA. QUE NAO FAZ NADA.E O PRIMEIRO DA LISTA….
Ótima medida, os funcionários públicos de Ilhéus parecem mais atores que fingem que trabalham,o que existe de verdade é o salário no fim do mês. É bom chamar para realidade!
O primeiro da lista deve ser o próprio Sr. prefeito Jabes Ribeiro!
Tem que demitir essas cavalas que trabalham na saúde, principalmente as que fazem ficha, tem uma tal de Jane que se pudesse dava
na cara de todo mundo.
Nossa cidade não merece o o esta passando em especial os funcionários prefeitura, de Ilhéus. Colocar a responsabilidade no recursos humanos municipal em dois sindicalistas, nos envergam, pois eles representam classes trabalhadoras do município e não contrata seus apadrinhados, bem como o salários são bem menos do que reduzir os salários dos ditos “queridos”pelo governo” que de fato trabalha , que são bem pouco. Criar um sistema demissão voluntária seria o mais correto, dando oportunidade justa, precisamos que Ilhéus cresça de forma Sustentável. RITA ABREU.
ISTO JA DEVERIA TER SIDO FEITO HA TEMPO!
EM TODOS OS DEPARTAMENTOS PUBLICOS NO BRASIL, TANTO ESTATAL E FEDERAL HA FUNCIONARIOS PUBLICOS EM DEMASIA, MAMANDO NOS NOSSOS IMPOSTOS. E MUITOS NEM TRABALHAM,CHEGAM ATRASADOS, VAO ALMOCAR E NAO RETORNAM, MUITAS VEZES NAO APARECEM NO TRABALHO “DEIXANDO OS CONTRIBUINTES SENTADOS HORAS E HORAS A ESPERAR PELO SERVICOS PRECARIOS DE MUITOS. SAO POUCOS QUE REALMENTE ATENDEM AO CONTRIBUINTE COM RESPEITO E DIGNIDADE. O BRASILEIRO PRECISA ENTENDER QUE QUANTO MAIS FUNCIONARIO PUBLICO, MAIS DESPESAS E MENOS DINHEIRO PARA SER INVESTIDOS EM OBRAS MAIS NECESSARIAS PARA A COMUNIDADE.
TAMBEM NAO CONCORDO COM MORDOMIAS PARA NINGUEM, MUITO MENOS PARA FUNCIONARIOS PUBLICOS, DESPESAS DESNECESSARIAS, ALUGUEIS DE CARRO,ALUGUEIS DE PREDIOS E MUITO MENOS DESPESAS DE VIAGENS DO PREFEITO “IDA E VOLTA” DE SALVADOR A ILHEUS…JR DEVERIA VIVER EM ILHEUS, QUANDO DECIDIU SER CANDIDATO PARA PREFEITO, ASSIM, EVITARIA ESTAS GASTANCAS….TODOS PRECISAMOS CORTAR GASTOS!!