
Nessa segunda-feira (1), na abertura das atividades da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia em 2016, o governador Rui Costa declarou que o “PT pode e deve apoiar candidatos de outros partidos em várias cidades da Bahia”.
O petista falava das eleições municipais de outubro. Sua mensagem chegou a Ilhéus como um balde d’água fria nos ânimos do diretório municipal.
Em junho de 2015, o presidente estadual do PT, Everaldo Anunciação, confirmou que o partido vai ter candidato próprio a prefeito de Ilhéus em 2016. Disse isso ao lado da presidenta municipal Carmelita Ângela, que disputou o cargo em 2012.
Ao que tudo indica, Carmelita vai participar da corrida eleitoral sem o apoio explícito do governador.
O prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, é o secretário geral do PP na Bahia, partido do vice-governador João Leão. Além disso, JR apoiou a campanha de Rui Costa em 2014. Certamente, na hora certa, lembrará tudo isso aos seus aliados na cúpula do governo estadual. Mesmo que não tente a reeleição, poderá pedir o apoio do governador ao seu grupo político como retribuição.
A última visita de Rui Costa a Ilhéus, em novembro de 2015, gerou uma imagem sugestiva. Com o palanque lotado, Jabes garantiu seu lugar à sombra do governador. Carmelita ficou no canto do palco.
Com informações do Pimenta e da Coluna Tempo Presente (Jornal A Tarde).

Uma resposta
Não acredito que o povo de Ilhéus vá apoiar Jabes ou qualquer candidato atrelado a ele, só se os Ilheenses não tiverem um pingo de discernimento.