
O Partido Comunista do Brasil traz no nome e na bandeira símbolos da sua relação histórica com as causas trabalhistas. Por isso, independente das circunstâncias, presume-se que os políticos dessa sigla devem se posicionar a favor das demandas dos trabalhadores.
Em Ilhéus, os vereadores Josevaldo Machado e Nerival Reis, ambos do PC do B, integram a base do governo Jabes Ribeiro, que se notabiliza por ataques seguidos contra os direitos dos servidores municipais.
Nessa terça-feira (26), para defender os interesses do prefeito, os comunistas votaram a favor do parcelamento do FGTS dos empregados do município. Nerival e Jó foram acompanhados pelos colegas Jamil Ocké (PP), Roland Lavigne (PP), Roque do Sesp (PSC), Aldemir Almeida (PSB), Gilmar Sodré (PMN), Rafael Benevides (PP), Ivo Evangelista (PRB) e Raimundo do Basílio (PMDB).
Os sindicatos classificaram a decisão como mais um golpe da Câmara dos Vereadores contra os servidores, que estão sem reajuste salarial desde 2012.

Conversamos hoje por telefone com Rodrigo Cardoso, ex-presidente do PC do B em Ilhéus. Apesar de criticar a decisão do legislativo, disse que entende a posição dos vereadores Nerival e Josevaldo.
Segundo Rodrigo, como integrantes da bancada governista, seus correligionários votaram tendo em vista que o município precisava da autorização da Câmara para não perder o acesso a recursos federais, argumento usado pelo prefeito Jabes Ribeiro (PP).
Ainda conforme Rodrigo, o melhor caminho para o servidor garantir o FGTS é buscar a Justiça do Trabalho, independente do parcelamento.
Atualizado às 10 horas de 3 de maio.
Ao contrário do que publicamos inicialmente, Roland Lavigne não está mais do PPS. Filiou-se ao PP.

Respostas de 3
…Ainda conforme Rodrigo, o melhor caminho para o servidor garantir o FGTS é buscar a Justiça do Trabalho, independente do parcelamento: É muita cara de pau.
Tá certo Rodriguinho: hoje o funcionário público ilheense samba na pista e os senhores vereadores comunistas vão de galeria.
Pode esperar que o governo pague, à vista ou parcelado.