
Por Thiago Dias
Segundo o bem informado blogueiro Jamenson Araújo (Blog Agravo), o PSB apresentou o nome do deputado federal Bebeto Galvão como pré-candidato a prefeito de Ilhéus. A novidade balançou o cenário político local.
Bebeto confirmou a informação nessa sexta-feira (29). Antes, hesitou em se apresentar como pré-candidato, o que gerou especulações sobre a possibilidade do PSB apoiar a eventual candidatura da Professora Carmelita (PT). Com a decisão de ontem, se a dobradinha for confirmada, a petista vai ter que se contentar com o posto de vice.
Por outro lado, a lealdade dos membros baianos do Partido Progressista ao governador Rui Costa, confirmada na votação do impeachment, pressiona a cúpula estadual do PT a apoiar o grupo do prefeito Jabes Ribeiro (PP).
Independente da posição do PT, a expressiva votação obtida pelo deputado em 2014 deixou claro que o seu nome era o único capaz de garantir protagonismo ao PSB nas eleições de Ilhéus. A unidade pode ser determinante para uma disputa eleitoral de apenas um turno. E Bebeto é o opositor de JR com mais capital político para unificar uma oposição hoje fragmentada.

Isso já pode ser observado na foto da reunião de ontem do Partido Socialista Brasileiro. Ela mostra três vereadores recém-filiados: James Kosta, Valmir Freitas e Lukas Paiva. Há pouco tempo, James e Valmir estavam com Jabes (assim como o PSB esteve na eleição de 2012). Lukas mantém-se na oposição desde o início do mandato. Um novo catalisador político os uniu.
Thiago Dias é graduado em comunicação.
