BLOG DO GUSMÃO

PSOL, RAIZ E REDE DEBATEM A CRISE HÍDRICA

rede, raiz e psol
Imagens: Shi Mário e José Nazal.

Na manhã desse sábado, 21, ativistas sociais, professores e militantes do PSOL, da REDE e da RAIZ participaram de uma reunião com o propósito de unir esforços para amenizar os efeitos da crise hídrica que atinge Ilhéus.

No encontro realizado no Restaurante Gabriela ficou decidido que será realizado um evento em alusão ao Dia Internacional do Meio Ambiente (dia 05 de junho), com rodas de conversas e apresentações artísticas sobre a importância da conservação do meio ambiente para todos os seres vivos.

No evento, Durval Libânio Neto, do Instituto Cabruca, vai falar dos benefícios do cacau cabruca para a preservação de remanescentes da Mata Atlântica e para o clima da região. O comunicólogo Emilio Gusmão vai apresentar sua pesquisa de mestrado “Porto Sul e Imprensa: mito do progresso ou desenvolvimento no eixo Ilhéus-Itabuna”, um estudo de caso sobre a perspectiva desenvolvimentista nos veículos de comunicação.

Para finalizar, a crise hídrica e o contrato de concessão da Embasa (firmado pelo município) serão temas de um debate com propostas de ações efetivas.

O encontro está previsto para acontecer no sábado dia 04 de junho, às 9 horas, na Tenda do Teatro Popular de Ilhéus que fica Avenida Soares Lopes.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Email
Print

Respostas de 3

  1. CRISE HÍDRICA
    Há muito tempo vimos dizendo das nefastas consequências para a nossa região como um todo e não apenas para os cacauicultores, da tragédia que foi, a introdução criminosa da vassoura de bruxa (terrorismo biológico) nos cacauais baianos, constatada em relatório feito pelo Polícia Federal e que a diretoria da CEPLAC acobertou, bem como os governos petistas e, com a total e vergonhosa omissão da maioria das nossas entidades, instituições, partidos políticos e os políticos de mandatos, etc e tal. Poucos, muito poucos, pouquíssimos mesmo, se solidarizaram com a classe produtora! O que se constatou de verdade, foi um quase desprezo à agonia daqueles que através taxas extras, independentes do pagamento de todos os impostos e tributos incidentes sobre a agricultura de um modo geral, ajudaram diretamente no crescimento e desenvolvimento regional. Ninguém prestou solidariedade aos produtores que viram suas terras tomadas na tora depois de quase um século de atividade com construção de imóveis e infraestruturas outras de grande importância, que até hoje não foram indenizados para dá lugar a índios do asfalto que na maioria deles, são desempregados e malandros por opção e que hoje, em vez de explorar a terra e produzir, as alugam para não ter que fazer força. Uma voz sequer de apoio aos produtores se ouviu. Todo esse desabafo não quer dizer que estamos satisfeitos com a crise hídrica que se instalou em Ilhéus, Itabuna e toda a sua importantíssima região. Não queremos isso e nem nunca torcemos por isso, mas, a bem da verdade a crise propositadamente imposta à lavoura cacaueira, fez com que assistíssemos sem forças apara reagir, um ataque brutal a nossa Mata Atlântica, aos manguezais e aos mananciais, riquezas que a cultura do cacau preservava. Os manguezais poluídos e usados inconvenientemente, os mananciais desaparecendo e com os rios dantes volumosos e piscosos virando riachos que começam a desaparecer ou virando depósitos de esgoto ou dejetos outros. Os movimentos ambientalistas omitiram-se vergonhosamente. Vejam e sintam os resultado da omissão da grande maioria com a crise da lavoura cacaueira, 300 mil desempregados diretos o que motivou o flagelo do êxodo rural com mais de 800 mil pessoas fugindo do campo para a periferia das grandes cidades criando bolsões de miséria. Daí a violência, daí o caos instalado! Tem um ditado popular que diz: “o brasileiro só fecha a porta depois de roubado”! Triste verdade! Tudo de fácil constatação! Depois de “roubados”, é que nós estamos acordando para a dura realidade da falta do precioso, indispensável e vital líquido, a ÁGUA.

  2. Já em Itabuna o PSOL se junta ao PMDB e demais apoiadores do golpismo, na contramão da história e do postura do partido diante dos ataque à democracia e aos trabalhadores brasileiros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Newsletter
Siga-nos
Mais lidas
maio 2016
S T Q Q S S D
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031