
Mais de 40 competidores de toda a América Latina participaram na última sexta-feira (28), em Viña Del Mar, no Chile, do Torneio Latino-Americano de Kettlebell Sport. Dentre eles, quatro brasileiros de São Paulo e da Bahia. O evento contou com a participação especial do russo Denis Vasilev, campeão mundial de Kettlebell.
Único representante da Bahia, João Rosário conquistou a medalha de Ouro na prova Long Cycle, categoria para atletas até 73 kg com dois kettlebells de 24 kg. Na prova Long Cycle, o kettlebell é levado da altura do joelho até o peito e do peito até acima da cabeça. Vence o atleta que conseguir executar mais repetições no tempo da prova.
Rosário e os outros competidores brasileiros citaram o frio como um dos fatores negativos para a realização das provas no ginásio de esportes da Universidade Andres Bello. “Como não podemos calçar luvas, parecia que o frio intenso iria congelar as nossas mãos, devido ao contato com as alças de ferro do kettlebell”, explicou João.
O baiano participou ainda de um relay, em que equipes compostas por cinco atletas disputaram entre si a prova Long Cycle com kettlebells de 24 kg. A equipe de Rosário conquistou a segunda colocação.
O torneio foi organizado por Rodrigo Cañas, da empresa Pesa Rusa, a pioneira na realização de campeonatos e cursos de qualificação em Kettlebell Sport no Chile, válido pela Associação Mundial de Clubes de Kettlebell Sport – WAKSC. Em oito de setembro próximo, o Brasil recebe pela segunda vez uma etapa dessa mesma Associação, o World Grand Prix Séries Brasil, que será realizado no hotel São Salvador, em Salvador.
