
Na tradição católica, o dia 15 de agosto marcou o arrebatamento de Maria, a mãe de Jesus, para a vida eterna. Em Ilhéus, a data é um feriado municipal em homenagem à Nossa Senhora das Vitórias, que forma o trio de padroeiros do município ao lado de São Jorge e São Sebastião.
O vice-prefeito José Nazal (Rede Sustentabilidade) explicou hoje (15) a este blog que, na antiga Capitania de São Jorge dos Ilhéus, a devoção à Maria com o nome Nossa Senhora das Vitórias nasceu ligada aos triunfos dos colonos contra invasores holandeses e franceses, por volta de 1637. Antes a santa era chamada de Nossa Senhora das Dores.
Hoje de manhã, Nazal participou da procissão no bairro Nossa Senhora das Vitórias, cujas origens remetem às invasões iniciadas no local há 31 anos, no dia 15 de agosto de 1986. Segundo o vice-prefeito, além da grande adesão popular, o ato teve um clima de “muita espiritualidade”. Ele também vai participar da procissão dessa tarde no Centro.

Uma resposta
E será que o Vice-Prefeito gostou do que viu, ao caminhar (na Procissão) pelos arruamentos do referido Bairro e nos do Bairro de Ilhéus II?
Já se passaram mais de 15 anos, desde que as Procissões no Bairro de N. S. das Vitórias e adjacências, são “apoiadas” por elementos do Poder Executivo e do Poder Legislativo, entre outros. Todos eles e desde há 15 anos a esta parte, viram e constataram do estado lastimoso em que se encontram os arruamentos dos Bairros em questão. O que têm feito em benefício dos Moradores e no que concerne a este “estado lastimoso” das Ruas? Muito pouco, só para não dizer nada e o que fizeram, está bem à vista de todos, especificamente no pequeno trecho que vai desde a Pracinha até à Ponte e em direção ao Couto.
Iremos esperar quantos anos mais, para vermos “OBRA BEM FEITA” nos referidos Bairros?
E para quando, uma Escola e Creche Municipais?
Muito lhe agradeceria, sr. Vice-Prefeito, se nos pudesse adiantar datas para a execução destas solicitações acima, já que, no atual momento, estão “discutindo os objetivos” da Prefeitura e de suas Secretarias, para os próximos 4 anos.