BLOG DO GUSMÃO

O PT NÃO QUER ENCARAR OS PRÓPRIOS ERROS

Por Wilson Gomes.

Tenho muitas razões para não gostar de Marina. Nenhuma delas tem a ver com o fato de no dia X ela ter condenado Lula, falado mal do PT ou criticado Dilma Rousseff. Ué? O que tem de errado nisso? Lula nunca foi santo. O PT, desde que assumiu a presidência, demonstrou uma baixíssima convicção republicana. E a Dilma deve ser creditada boa parte do desastre político em que nos encontramos.

Faz anos que muitos votavam no PT apenas por desconfiar que as alternativas eleitoralmente mais viáveis iriam aprontar o que, efetivamente, estão aprontando com o país. Não porque o partido e os seus líderes exalassem fumos de santidade.

Aliás, o PT já deveria ter passado, faz tempo, da denegação à autocrítica, da autocrítica à contrição, da contrição à refundação, mas continua visivelmente estagnado na primeira fase deste processo, protegendo o ninho e culpando basicamente o universo e os seus seres pelas desditas em que se meteu e nos meteu.

Ah, por favor, não me venham dizer que, tudo bem, chegará a hora em que julgar e condenar Lula, Dilma e o PT será conveniente e adequado, mas que agora não é o momento, que Lula está vulnerável às forças sombrias da sociedade, que o lado sombrio da Força já arrombou as nossas portas e nos estão dizimando. Ouço isso desde o Mensalão. “Se não agora, quando?” Me perguntava à época e me pergunto agora. “Nunca!”, seria a resposta sincera, que nunca será dada. O PT não quer ser refundado, não quer encarar os próprios e tantos erros, quer é acumular o máximo possível de indulgência e complacência, que usará para não afogar no mar revolto de ódio e retaliações em que se transformou a vida política nacional.

Wilson Gomes é professor da Faculdade de Comunicação da UFBA.*

*Comentário publicado originalmente no Facebook do autor.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Email
Print

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Newsletter
Siga-nos
Mais lidas
abril 2018
S T Q Q S S D
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30