BLOG DO GUSMÃO

SERVIDORES LIDAM COM “TRUCULÊNCIA” DO GOVERNO FERNANDO GOMES

Wilmaci Oliveira, presidente do Sindserv.

Os servidores da Secretaria de Saúde de Itabuna ainda não receberam os salários de abril. Hoje (9), em conversa por telefone com o Blog do Gusmão, a presidente do Sindicato dos Servidores da Prefeitura de Itabuna (Sindserv), Wilmaci Oliveira, confirmou o atraso.

De acordo com a líder sindical, o governo Fernando Gomes se comprometeu com o sindicato a pagar os salários em atraso até essa quinta-feira (10). Segundo Wilmaci, caso a gestão não honre o compromisso, o Sindserv vai bater na porta da prefeitura na sexta (11).

A presidente do Sindserv lembra que a prefeitura não tem um cronograma para o pagamento dos salários. Portanto, na falta de um calendário específico, o sindicato defende que os depósitos sigam a legislação trabalhista e sejam feitos até o quinto dia útil de cada mês.

Conforme Oliveira, os servidores da Fundação Marimbeta também não receberam os salários de abril.

Wilmaci enfatizou que a situação dos servidores contratados (não efetivos) é ainda mais complicada, porque os atrasos dos pagamentos são maiores no caso deles.

A representante dos servidores informa que os atrasos também são recorrentes para o pagamento do vale transporte. No início de 2017, o governo chegou a cortar o vale intermunicipal, mas, pressionado pelo sindicato, recuou.

Outro problema enfrentado pelos servidores de Itabuna é a dificuldade para garantir o gozo das férias, um direito constitucional. O governo tem se recusado a liberá-los. Segundo Wilmaci, confrontada com a reclamação do sindicato, a gestão alega que falta dinheiro para liberar os funcionários e pagar o adicional de um terço sobre os salários.

No caso dos servidores que já acumulam duas férias, conforme Oliveira, o sindicato os orienta e encaminha para a busca dos seus direitos por meio da Justiça do Trabalho, com o apoio da assessoria jurídica do Sindserv.

A DOBRADINHA FERNANDO GOMES E RUI COSTA

Perguntamos se a presença do prefeito Fernando Gomes (sem partido) na base do governador Rui Costa (PT) poderia diminuir o ímpeto do sindicato diante dos conflitos com o governo municipal. “Em hipótese alguma, porque o sindicato está lá para defender os direitos do trabalhador”, respondeu Wilmaci Oliveira.

A presidente do Sindserv teceu comparação entre o governo atual e o antecessor, do ex-prefeito Vane (PRB), com quem o sindicato conseguia dialogar abertamente, segundo ela. Já “o prefeito [Fernando Gomes] não atende nenhum sindicato”.

No final da conversa, Wilmaci lembrou o episódio em que o governo Fernando Gomes tentou aprovar a mudança do regime jurídico dos servidores do celetista para o estatutário, em pleno recesso da Câmara de Vereadores, “na calada da noite”. Para ela, a tentativa foi um dos “atos de truculência” de um governo que “não dialoga”. Depois da pressão do sindicato, o Legislativo suspendeu a tramitação do projeto e o devolveu para o Executivo.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Email
Print

Uma resposta

  1. Muitas verdades ditas, mas algumas mentiras.
    Entre as verdade, com certeza a truculência de Cuma procede.

    Entre as mentiras, a principal é que no governo Vane tinha dialogo. Como se Vane deu aumento 0(ZERO%)?
    E os professores sofreram com ele, inclusive com muitos dias de greve.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Newsletter
Siga-nos
Mais lidas
maio 2018
S T Q Q S S D
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031