
Neste sábado, o BG entrou em contato com a Defesa Civil de Ilhéus para obter informações sobre a situação do município durante o período chuvoso.
Nas últimas 72h, Ilhéus acumulou 257mm de chuva. O maior volume registrado em 20 anos. Hoje (11), ainda há previsão de mais 44mm.
Desalojados
Imóveis foram condenados ou destruídos por alagamentos e deslizamentos de terra. De acordo com a Defesa Civil, 40 pessoas estão desalojadas. Elas foram encaminhadas para os abrigos disponibilizados pela prefeitura.
Vítimas
Os deslizamentos soterraram uma mulher na Avenida Palmares e uma criança de 7 anos na Avenida Princesa Isabel. Com ajuda da população e do Corpo de Bombeiros, as duas foram resgatadas com vida. A criança, no entanto, precisou ser levada ao Hospital São José, mas já recebeu alta médica.
Zona perigosa
Ainda de acordo com a Defesa Civil, 35% do território ilheense foi comprometido pelas chuvas, com áreas alagadas e deslizamentos de terra. Na zona rural, as localidades mais afetadas foram a Vila Juerana e Maria Jape. A proximidade com os rios Almada e Cachoeira, respectivamente, agravou a situação. Outras localidades com grande instabilidade são: Acuípe e Jóia do Atlântico.
Força-Tarefa
A Defesa Civil de Ilhéus realiza um trabalho em conjunto com todas as secretarias municipais. As assistentes sociais do município trabalham em esquema de revezamento, durante todo o dia, prestando apoio às famílias atingidas diretamente pelas chuvas. Para o trabalho braçal, 50 homens estão disponíveis e em atividade. A força-tarefa conta ainda com apoio do Exército, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Bombeiros Civis.
