
O Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia (TCM-BA) aprovou a prestação de contas dos três últimos secretários de saúde de Itabuna, no derradeiro mandato do prefeito Fernando Gomes (já falecido).
As contas de Uildson Nascimento, que foi secretário de janeiro a 10 de junho de 2020, de Juvenal Maynart (período de 12/06/2020 a 08/07/2020) e de Emerson Oliveira (período de 09/07/2020 a 31/12/2020) foram consideradas regulares pelo conselheiro Plínio Carneiro Filho, conforme relatório de 19 de julho de 2023.
Uildson (que ficou mais tempo no cargo), Juvenal e Emerson se sucederam no comando da secretaria de saúde de Itabuna quando o município (e todo o país) passava pela crise sanitária da covid-19. Nesse período, a alta no valor de insumos e materiais hospitalares necessários ao controle da pandemia gerou descontrole e problemas orçamentários em vários municípios. Muitos gestores foram denunciados por suposto desvio de recursos públicos. Em relação aos três gestores do SUS, em Itabuna, o TCM-BA não encontrou irregularidades.
No relatório, Plinio Carneiro destaca algumas desconformidades de ordem técnica na prestação de contas, mas ressalta que “não causam impacto a ensejar aplicação de multa aos responsáveis”.
Atualmente, Uildson Nascimento é assessor parlamentar da vereadora de Ilhéus, Enilda Mendonça (PT), e pode assumir a controladoria da Câmara de Vereadores de Ilhéus a partir de setembro. Juvenal Maynart foi nomeado em março deste ano diretor-administrativo-financeiro da Agência Reguladora de Saneamento Básico do Estado da Bahia (AGERSA). Emerson Oliveira é enfermeiro e funcionário público do município de Itabuna.
