Na segunda-feira dia 23/09 aconteceu o V Seminário Municipal de Educação inclusiva com o tema: “Educação Inclusiva, uma ação privilegiada de conviver e aprender com as diferenças”. O Seminário teve como objetivo fomentar o diálogo sobre as práticas inclusivas no ambiente escolar com propósito de assegurar um ensino de excelência para todos os alunos além do fortalecimento de vínculos dos familiares com seus filhos e com a escola onde estão incluídos.
A Colcha de Retalhos é um projeto desenvolvido com a Psicóloga Jaqueline Costa. O objetivo do projeto é o acolhimento e fortalecimento emocional dos familiares. O Seminário é um momento esperando por todos para uma amostra viva e emocionante dos desafios e avanços enfrentados por estas famílias atípicas que tanto necessitam do nosso respeito, cuidado, atenção e acolhimento.
Durante o seminário foram abordados através de palestras instrutivas temas que serão de grande importância e relevância para os presentes, onde irão adquirir conhecimentos de como lidar e conviver com pessoas com algumas limitações seja no contexto familiar ou escolar.
O prefeito de Uruçuca, Moacyr Leite Júnior, participou do evento e se emocionou com o resultado. “Estamos juntos para contribuir ao máximo com nossos alunos e oferecer
diversos benefícios como a socialização, desenvolvimento, e estimular as habilidades comunicativas”, disse.
Sobre o CATTE:
O Centro de Atendimento Educacional Especializado de Uruçuca – CATEE, é uma Instituição Pública criada no âmbito da Secretaria Municipal de Educação pelo Decreto Municipal n°419 de 19/10/2017, que presta atendimento a alunos com deficiências, transtorno global do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação matriculados principalmente nas escolas públicas da rede municipal da sede e zona rural e Serra Grande.
Os alunos que estudam nas escolas do campo utilizam o transporte escolar para se deslocarem aos atendimentos. Em Serra Grande, já existe uma extensão do CATEE para o atendimento dos alunos, sem precisar se deslocar até a sede.
O CATEE oferece à comunidade atendimentos com os seguintes profissionais: Dois psicólogos e três psicopedagogos que atendem em Uruçuca e Serra Grande, dois pedagogos, um profissional de Libras e um educador físico.
O CATEE encerrou o ano de 2023 com uma demanda de 132 alunos em atendimentos. Atualmente esse número está em cerca de 150 alunos, e só tende a aumentar, pois está no período de encaminhamentos de novos alunos matriculados em 2024. Além dos atendimentos realizados no CATEE, serão disponibilizadas cinco salas de recursos multifuncional, sendo quatro na sede e uma em Serra Grande que o município recebeu e estão sendo implantadas dentro da própria escola, para melhor atender os alunos da educação especial do município.
– Algumas das ações desenvolvidas pelo CATEE
Atendimentos individualizados aos alunos;
Acompanhamento nas escolas da rede municipal;
Oficina inclusão dos alunos;
Ciranda das mães;
Seminário de Inclusão da Educação que o município realiza todo ano;
Encaminhamentos para outros profissionais da saúde que o município também oferece como: neuropediatra e psiquiatra;
Marcações de exames;
Encaminhamentos para benefícios;