A campanha de Valderico Junior (União Brasil) à Prefeitura de Ilhéus, nas eleições de 2024, destacou-se pelo uso intenso das redes sociais. Desde o início da campanha, a equipe de Valderico produziu 830 anúncios impulsionados nas plataformas digitais.
Em comparação, a campanha de Bento Lima (PSD) fez 150 anúncios. Já a campanha de Adélia Pinheiro (PT), que contratou a agência Tempo Propaganda, de Salvador, impulsionou apenas 61 anúncios.
Robério Junior, analista de sistemas e coordenador de tráfego da campanha de Valderico, explicou que cada anúncio seguia uma estratégia específica, com foco em ações localizadas. Segundo ele, o conteúdo era segmentado por idade e localização, ajustando-se ao público de cada área.
“Um vídeo podia ter mais de um anúncio, de acordo com a estratégia. A pesquisa apontava as fragilidades dos adversários, e construímos narrativas propositivas para converter os indecisos”, afirmou Robério.

O coordenador também explicou que o foco estava na distribuição massiva de conteúdo, com a intenção de atrair o eleitor para o perfil da campanha e engajá-lo até a conversão do voto. “Foi uma estratégia de funil. Atraímos, engajamos e, com as postagens diárias, convertíamos os votos”, concluiu.
Robério Junior mora em Ilhéus. Ele trabalhou em outra campanha vitoriosa, a de Mário Alexandre, em 2016.