
Adélia responsabilizou Marão por sua derrota, mas ela mesma centralizou demais, não gostava de ouvir e dispensou apoios.
O ex-vereador Makrisi Angeli (PSOL) afirmou que Adélia Pinheiro (PT), candidata a prefeita de Ilhéus em 2024, dispensou apoios importantes durante a campanha.
A declaração foi feita na estreia do Blog do Gusmão Debates, disponível no YouTube, que discutiu as razões da derrota de Adélia nas eleições. A live foi transmitida nessa terça-feira (11).
Makrisi relatou que ele e seu grupo político tentaram dialogar com a candidata, mas sentiram que o apoio foi rejeitado. “Adélia teve quatro pré-candidatos a prefeito que aderiram à sua campanha: Makrisi, Jerbson Moraes, Bebeto Galvão e Augustão. Mas não vi nenhuma peça no Instagram ou em materiais de campanha com esses nomes”, disse.
O ex-vereador destacou que, em uma eleição decidida por apenas 2.600 votos, cada detalhe pode ter sido decisivo.
Makrisi também criticou a forma como a campanha tratou o candidato a vice-prefeito Augustão (PDT). “Depois que Augustão passou a ser vice, foi colocado atrás da cortina”, afirmou.
Veja o corte do Blog do Gusmão Debates.
Além das críticas sobre os apoios, Makrisi apontou falhas na estratégia de comunicação digital da campanha. Segundo ele, o jornalista Emílio Gusmão fez um levantamento pós-eleitoral que revelou uma grande diferença na atuação nas redes sociais. “A campanha de Valderico Júnior fez aproximadamente 800 postagens impulsionadas, organizadas e programadas. Na Zona Sul, você recebia material da campanha, no Norte também, em toda a cidade. Contra isso, a campanha de Adélia fez apenas 60 postagens”, afirmou Makrisi.
Para o ex-vereador, o excesso de centralismo e a indisposição para ouvir, características de Adélia, prejudicaram a campanha. “Essa coisa de centralizar demais e não ouvir foi uma falha grande. Não só conosco, pré-candidatos, mas também com outras lideranças e pessoas. Falei isso diretamente para ela”, concluiu.
Veja as críticas de Makrisi sobre os erros da campanha nas redes.
Veja o 1° episódio do Blog do Gusmão Debates na íntegra.
