![]()
Programa começa logo mais, às 19h, no Canal do Gusmão no YouTube.
Nesta quarta-feira (15), às 19h, o Pod Gusma bate um papo sobre saúde mental com as psicólogas Conceição Vita e Juliana Campos. Na pauta, o que fazer para assegurar bem-estar psíquico e emocional em um mundo que exige cada vez mais das pessoas.
O trabalho e as necessidades materiais de sobrevivência, por exemplo, tomam grande parte do tempo de vida dos homens e ainda mais das mulheres, a quem a sociedade impõe, em regra, jornadas duplas, com as tarefas profissionais e da casa. Por isso, muitas vezes, mais do que um ato de realização das potencialidades humanas, trabalhar se transforma em fonte de sofrimento.
As relações interpessoais do cotidiano, como as das famílias, merecem atenção para os cuidados com a saúde mental. No convívio com as pessoas mais próximas, inclusive as que amamos, o dia a dia pode criar espaços de acolhimento mútuo, mas também desafia os sujeitos a lidar com seus tensionamentos, diferenças das personalidades e equívocos.
Outra realidade do nosso tempo, no debate sobre saúde mental, é produção desenfreada de diagnósticos, que leva a uma patologização generalizada, ou seja, quando todo sofrimento passa a ser tratado como doença, que deve ser curada, normalmente, com medicamentos.
Por outro lado, há abordagens terapêuticas que contestam a tendência de encarar toda forma de sofrimento como adoecimento e propõem meios para que a pessoa fale – e elabore uma análise – sobre hábitos, escolhas e responsabilidade nos rumos que dá à própria vida.
Esses são temas importantes, por exemplo, para a psicanálise, técnica inventada pelo famoso médico austríaco Sigmund Freud (1856-1939), abordagem à qual se filiam as convidadas de hoje (15) do Pod Gusma, que fazem parte do Foro Psicanalítico do Sul da Bahia.
Você poderá assistir o Pod Gusma nesta postagem do BG ou no Canal do Gusmão no YouTube.
Se inscreva no Canal do Gusmão e ative o sininho para receber avisos sobre os podcasts.








