
O Pod Gusma #20 transmitido nessa quarta-feira (15), discutiu os impactos da violência e das pressões cotidianas sobre a saúde mental da população. Foi destacada a condição emocional das mulheres de Ilhéus após o triplo homicídio de Maria Helena, Alexsandra e Mariana, ocorrido no dia 15 de agosto, na Praia do Sul.
As convidadas do programa foram as psicólogas Conceição Vita e Juliana Campos, que abordaram os desafios de manter equilíbrio psíquico em um contexto social marcado por sobrecarga de trabalho, tensões nas relações pessoais e aumento de diagnósticos medicalizados.
Durante a conversa, Conceição Vita, que também é professora da Faculdade de Ilhéus, afirmou que muitas mulheres do município ficaram emocionalmente fragilizadas após o crime bárbaro na Praia do Sul. Muitas relataram medo, insegurança e angústia. Houve registros de crises de ansiedade e outros sintomas ligados ao trauma coletivo causado pela tragédia.
No programa, Gusmão criticou o silêncio da Secretaria Estadual de Segurança Pública, que evita prestar esclarecimentos à população sobre o andamento das investigações.
Para ele, a ausência de respostas demonstra que o governo estadual ignora um trauma coletivo, pois o caso se tornou também um problema de saúde pública.
O jornalista destacou que o triplo homicídio atingiu grande parte da população, principalmente as mulheres, que passaram a viver em estado de alerta e de tensão constante.
Assista ao corte ou veja o episódio completo nos vídeos abaixo.







