
O agente de trânsito Valério Bonfim Ribeiro, servidor da Prefeitura de Ilhéus, faleceu nesta segunda-feira (27), em Salvador, aos 51 anos, vítima de infecção generalizada. Ele estava internado no Instituto Couto Maia, hospital de referência no tratamento de doenças infectocontagiosas.
Valério era filho da servidora pública aposentada, de Ilhéus, Helena Bonfim. A família aguarda a emissão do atestado de óbito para dar entrada no procedimento de traslado do corpo da capital baiana para Ilhéus, onde ocorrerão o velório e o sepultamento.
Além da atuação como liderança sindical dos agentes de trânsito, Valério Bonfim foi um entusiasta da imprensa. Durante alguns anos manteve blogs e sites. Iniciou o curso de Jornalismo na UNIME, em Itabuna, e cursou alguns semestres da graduação. Também foi editor do blog A Borduna e participou de reuniões que discutiram a criação de uma associação de blogs e sites do sul da Bahia.
Valério era reconhecido por dominar o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Estudava o código com dedicação e profundidade, sendo considerado uma das pessoas de Ilhéus que mais entendiam da legislação de trânsito. Tinha profundo conhecimento técnico das normas e orientava colegas com segurança e precisão.
Na categoria profissional, exerceu papel importante na organização dos agentes de trânsito em Ilhéus e na Bahia, atuando em defesa dos direitos econômicos e por melhores condições de trabalho.







