
Avaliar, trocar experiências, aprender e avançar de forma coletiva, esse foi o lema do primeiro encontro presencial de monitoramento do projeto “Fortalecendo a transparência, a integridade e o espaço cívico para a promoção dos ODS nos municípios brasileiros”, realizado nos dias 2 e 3 de dezembro em São Paulo.
O encontro, promovido pela Transparência Internacional – Brasil, reuniu representantes de 11 das 12 organizações locais participantes do projeto: Instituto Nossa Ilhéus, Força Tarefa do Piauí, Instituto do Direito Coletivo, Observatório do Marajó, Observatório Social de Franca, Observatório Social de Indaial, Observatório Social de São Paulo, Observatório Social de Sete Lagoas, Rede Curitiba Climática, Transparência Capixaba.
O principal objetivo do projeto é a avaliação de prefeituras de municípios brasileiros através da metodologia do Índice de Transparência e Governança Pública (ITGP) – Executivo Local, desenvolvida pela Transparência Internacional – Brasil. Em 2025, foram avaliados mais de 300 municípios de 11 estados do país – Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Piauí, Santa Catarina e São Paulo.
Durante os dois dias da reunião, os participantes do projeto compartilharam avanços e desafios no processo de avaliação dos municípios; mobilização e engajamento das prefeituras e dos avaliadores; implementação de atividades de monitoramento social em parceria com universidades, além da instituição de práticas para o fortalecimento institucional das organizações em seus territórios de atuação.
Na oportunidade, os representantes das organizações puderam conhecer com mais detalhes a experiência de sucesso do estado do Espírito Santo na área de transparência e governança pública, que hoje ocupa o primeiro lugar na avaliação estadual do ITGP e possui o maior número de municípios com nível ótimo (44) no Ranking de Transparência da Transparência Capixaba, sendo seis deles com nota máxima.
Presente no encontro, o coordenador de projetos do Instituto Nossa Ilhéus, Jonathan Souza, avaliou . “Foi uma excelente oportunidade para trocarmos experiências entre as nossas instituições e entender como podemos aperfeiçoar nosso trabalho em nossos territórios de atuação e, assim, conseguirmos nosso objetivo, que é melhorar a transparência e governança dos municípios avaliados”.
Evento Corrupção e Crime Organizado: Desafios para os Setores Públicos e Privados no Brasil
O Instituto Nossa Ilhéus participou também do evento “Corrupção e Crime Organizado: Desafios para os Setores Públicos e Privados no Brasil”, realizado no dia 1º de dezembro no Auditório do Insper, em São Paulo. O evento, realizado anualmente pela Transparência Internacional – Brasil e pelo Insper em celebração ao Dia Internacional Contra a Corrupção, debateu nesta edição a relação entre corrupção e crime organizado por meio de apresentações e painéis.
Participaram do encontro especialistas e autoridades públicas, como o diretor-executivo da Transparência Internacional – Brasil, Bruno Brandão; o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande; o Secretário Nacional de Segurança Pública, Mario Sarrubo; a diretora-executiva do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Samira Bueno; e a professora da Universidade George Mason (EUA) e diretora-executiva do Centro de Terrorismo, Crime Transnacional e Corrupção, Louise Shelley (por videoconferência).
Sobre o Índice de Transparência e Governança Pública (ITGP)
O ITGP é uma iniciativa da Transparência Internacional – Brasil que busca avaliar e fomentar as agendas de integridade, transparência, dados abertos, acesso à informação, participação social, governança pública, transformação digital e combate à corrupção nos mais diversos níveis federativos e poderes da República.
No nível do Executivo Municipal, a Transparência Internacional – Brasil fornece apoio técnico a 12 organizações da sociedade civil para a aplicação do índice em mais de 300 municípios brasileiros. As prefeituras são avaliadas com base em 71 indicadores de seis dimensões de análise: Legal; Plataformas; Administrativo e Governança; Obras Públicas; Transparência Financeira e Orçamentária; Comunicação, Engajamento e Participação. Os indicadores possuem pesos próprios, previamente definidos, e a combinação entre os resultados deles compõem a nota final do ente avaliado.
A escala do ranking vai de 0 a 100 pontos, na qual 0 (péssimo) significa que a prefeitura é avaliada como totalmente opaca e fechada à participação da sociedade e 100 (ótimo) indica que ela oferece alto grau de transparência e participação social.
Com base na metodologia ITGP – Executivo Local, o Instituto Nossa Ilhéus publica desde 2024 o Ranking de Transparência e Governança Pública de 78 municípios de 5 territórios de identidade da Bahia: Litoral Sul, Baixo Sul, Extremo Sul, Médio Rio de Contas e Costa do Descobrimento. Em 2025, além do ranking geral, o INI avaliou os módulos específicos de saúde e adaptação climática.
A realização do ITGP conta com o apoio financeiro da União Europeia, no projeto “Fortalecendo a transparência, a integridade e o espaço cívico para a promoção dos ODS nos municípios brasileiros”. Os conteúdos relacionados a esta iniciativa não refletem, necessariamente, os posicionamentos de seu financiador.
Sobre o Instituto Nossa Ilhéus – Fundado em 09 de março de 2012, o Instituto Nossa Ilhéus é uma iniciativa da sociedade civil organizada, apartidária com o título de OSCIP –Organização da Sociedade Civil de Interesse Público. Busca a aproximação da sociedade civil e do poder público em suas ações, atuando com advocacy, para fortalecer o alinhamento da vocação natural do sul da Bahia com o desenvolvimento sustentável, por meio de três eixos de atuação: ‘Educação para Cidadania’, ‘Monitoramento Social’ e ‘Impacto em Políticas Públicas’. O INI trabalha em rede e está aberto ao engajamento da população em suas atividades. Saiba mais no site www.nossailheus.org.br.







