
O evento é parte do calendário cultural de Ilhéus.
A tradicional Puxada do Mastro de São Sebastião, realizada no último domingo (11), em Olivença, marca o início dos festejos ao santo padroeiro. A manifestação cultural atrai ilheenses e visitantes que acompanham desde a derrubada do tronco na Mata de Ipanema até a cerimônia de erguida do mastro na Praça Cláudio Magalhães.
Entre os participantes esteve a liderança política do PSB, Bebeto Galvão, cuja atuação é reconhecida pelo empenho contínuo para valorização dos costumes, da identidade local e preservação do patrimônio cultural imaterial da região Sul da Bahia.
“A cultura popular se sustenta através da participação. Cada pessoa que coloca a mão na corda e ajuda a erguer este mastro está, concretamente, garantindo a continuidade dessa tradição”, declarou Bebeto.
Organizada anualmente pela Associação dos Machadeiros de Olivença (AMAO), a Puxada do Mastro é considerada um dos pilares do calendário cultural de Ilhéus, fortalecendo os laços comunitários e servindo como espaço de encontro para famílias e amigos.
“Quero agradecer o carinho e a acolhida desta comunidade da qual tenho grande apreço. É esse compromisso que dá sentido e força para que tradições como essa não apenas sobrevivam, mas se renovem a cada geração”, acrescentou Bebeto.
A programação em honra a São Sebastião segue com novenas e outras atividades ao longo do mês.







