
O Camarote PCD, iniciativa da Prefeitura, através da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS), tornou-se um dos grandes destaques da festa, ao garantir conforto, segurança e acessibilidade a pessoas com deficiência e acompanhantes.
Com capacidade para 200 pessoas, o espaço foi instalado em um ponto estratégico do Circuito Sabará e recebeu dezenas de foliões PCD e acompanhantes que puderam vivenciar o carnaval de forma plena e digna. A ação reforça o compromisso da gestão do prefeito Augusto Castro (PSD) em promover um evento verdadeiramente inclusivo, onde todos tenham direito à alegria e à participação.
A Prefeitura também montou o Espaço Delas, iniciativa voltada ao acolhimento, orientação e escuta de mulheres no Circuito Sabará, que funcionou como ponto de apoio para prevenção e enfrentamento da violência de gênero ao longo da festa. No estande, o público feminino contou com atendimento de assistente social, psicóloga e advogada, além de informações sobre a rede de proteção disponível no circuito.
Enquanto Itabuna viveu o maior Carnaval Antecipado do Brasil, a Prefeitura também deu um show de sensibilidade e acolhimento por meio da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS). Durante os quatro dias de folia no Circuito Sabará, o Espaço Social Kids garantiu segurança, cuidado e alimentação para os filhos e filhas dos trabalhadores e trabalhadoras que atuaram diretamente na festa.
Por meio do “Acesso Solidário”, equipes da SEMPS fizeram o recolhimento de gêneros alimentícios, produtos de limpeza e de higiene pessoal e rações para animais nos portões de entrada, que depois da festa carnavalescas serão destinadas aos abrigos, casas de acolhimento e demais instituições.
Ao todos, os foliões e espectadores entregaram mais de 1 tonelada, sendo cerca de 400kg de alimentos e 757kg de ração animal, um resultado considerado bom pela coordenação por ter sido pouco divulgado
Mais uma vez, a Associação dos Agentes Ambientais e Catadores de Materiais Recicláveis de Itabuna (AACRRI) foi responsável pela reciclagem de todo o resíduo gerado no Carnaval Antecipado. De acordo com o secretário municipal da Educação, Rosivaldo Pinheiro, também coordenador do Programa Recicla Itabuna, a Central de Triagem da Coleta Seletiva do circuito nos primeiros três dias do carnaval produziu 5,2 ton. de recicláveis.
“ Pagamos R$ 6.600,00 aos 35 catadores avulsos que entraram no evento. A todos eles fornecemos EPIs, orientação para coleta, alimentação no início da atividade, no meio da noite e na madrugada, na hora do encerramento da programação. Estivemos atuando com 60 agentes ambientais da AACRRI. O Recicla Itabuna é uma política pública que orgulha a gestão Augusto Castro”, concluiu.






