BLOG DO GUSMÃO

Menu

Siga-nos

FOTO DE CADÁVER EM PRIMEIRA PÁGINA DA FOLHA DEIXA LEITORES INDIGNADOS

Do site Comunique-se.

A foto de primeira página que mostrava um homem morto dentro de um carrinho de supermercado, publicada na Folha de S. Paulo nesta terça-feira (20/10), tratando da violência no Rio de Janeiro, deixou alguns leitores indignados. Um deles chegou a escrever para o Painel do Leitor se dizendo “estarrecido ao deparar” com a foto.

“É inconcebível que um jornal do porte da Folha se iguale aos piores ‘jornais’ (se assim podemos chamá-los) dos cantões violentos do Rio. Por que ter que impor aos assinantes e leitores esse tipo de imagem? Será que somente a reportagem escrita não bastaria? Como uma força centrípeta, violência visual só atrai mais revolta para uma boa parcela da população que se guia por apelos visuais, causando mais sensação de impunidade e desesperança”, desabafou Marcos dos Santos.

Para o ombudsman da Folha, Carlos Eduardo Lins e Silva, às vezes é necessário publicar uma foto como aquela, para despertar as pessoas. Ele não defende o uso frequente de imagens assim, mas em alguns momentos, para tratar de segurança pública, não é uma decisão editorial condenável.

A foto de uma das 33 vítimas da violência que tomou conta do Rio de Janeiro desde o último fim de semana foi publicada em outros jornais, como O Globo e Estadão.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Email
Print

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Newsletter

Fique Informado

Assine a newsletter e receba as notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.
É rápido. É fácil. É de graça.

Siga-nos
Mais lidas