BLOG DO GUSMÃO

Menu

Siga-nos

AZEVEDO APRESENTA PROJETO QUE VAI TRANSFORMAR A CINQUENTENÁRIO

Da ASCOM prefeitura de Itabuna.

Azevedo apresenta projeto que vai transformar a Cinqüentenário-03-foto Pedro AugustoO prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo, apresentou, na segunda-feira (23), o projeto conceitual de revitalização da Avenida do Cinquentenário. A proposta se reveste de um conjunto de diretrizes que vão trazer estética e funcionalidade à principal artéria comercial da cidade. Realizado no Itabuna Palace Hotel, o encontro foi aberto pelo secretário municipal de Planejamento e Tecnologia, Maurício Athayde, que descreveu o projeto para o público presente.

O governo tem o objetivo de valorizar o espaço urbano, incentivando o comércio local com intervenções que abrangem desde a despoluição visual até mudanças que permitem uma melhor acessibilidade para pessoas com deficiência. A modernização da Cinquentenário, cujo orçamento inicial é de R$ 3.550.000,00, é uma das obras previstas para a comemoração do centenário de Itabuna. O trabalho vai iniciar em dezembro, com previsão de término em 28 de julho de 2010.

As obras, que vão modificar uma importante Avenida de Itabuna, conferem renovação social e econômica para o município, que já tem como principal característica ser o polo comercial da região. Neste sentido, Azevedo ressaltou que melhorias na infraestrutura propiciam desenvolvimento para a cidade. “As melhorias proporcionarão conforto para as pessoas, o que acaba por atrair consumidores e fortalecer o comércio. Precisamos valorizar esse eixo comercial, garantindo mobilidade para pedestres e motoristas”, garante Azevedo. O prefeito pretende também encaminhar um projeto de lei para Câmara de Vereadores, propondo a mudança da denominação da via para Avenida Centenário.

Durante a apresentação do projeto, o secretário de Planejamento e Tecnologia, Maurício Athayde, destacou os critérios técnicos que acrescentam à Avenida aspectos de humanização. Como a instalação de um novo sistema de iluminação LED, que inclui lâmpadas direcionadas para as calçadas e outras destinadas à iluminação da pista de rolamento. Outra novidade é um sistema de iluminação que expõe imagens coloridas e temáticas.

“Com esse projeto, teremos um benefício com o aumento da iluminação em 60%, tendo uma economia no custo de 80%. Ao mesmo tempo, estamos inovando com a implantação do sistema de LED e luzes coloridas”, ressalta Athayde.

O secretário também falou sobre os critérios paisagísticos que incrementam o projeto com área de lazer, vasos ornamentais, bicicletário, lixeiras e piso intertravado e tátil, altamente resistentes. Ainda são previstas rampas elevadas com faixa de pedestre e rampas de acesso para cadeirantes, que proporcionam mais conforto e segurança para a população. “Reservamos um metro da área da calçada para que sejam colocados alguns serviços, como o esgoto, além de que incluirmos nas intervenções o projeto hidráulico e a rede de hidrantes”, acrescenta o secretário.

O sistema elétrico também passará por alterações. A fiação de alta e média tensão terá seus fios substituídos passando de três para um, ou seja, os postes terão apenas um fio multiplex de alta tensão e outro de média, o que reduz ao mínimo a poluição visual da área. “Observamos que grande parte das ações para a revitalização será executada pela equipe da prefeitura”, finalizou Athayde.

Assistiram à apresentação do projeto o deputado federal Raymundo Veloso (PMDB), o presidente da Câmara de Vereadores, Clóvis Loiola e secretários municipais, além de outras lideranças locais. Veloso, inclusive, vai contribuir com o projeto da Cinquentenário, com emenda ao Orçamento-Geral da União, no valor de R$ 1 milhão.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Email
Print

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Newsletter

Fique Informado

Assine a newsletter e receba as notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.
É rápido. É fácil. É de graça.

Siga-nos
Mais lidas
novembro 2009
S T Q Q S S D
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30