BLOG DO GUSMÃO

Menu

Siga-nos

EMPRESÁRIO FAZ ACUSAÇÃO GRAVE CONTRA VEREADOR E SECRETÁRIOS DO GOVERNO NEWTON LIMA

O Blog do Gusmão esteve nos últimos 3 dias debruçado na investigação e elaboração de uma matéria bombástica sobre uma denúncia gravíssima que envolve um vereador e dois secretários do governo Newton Lima. Procuramos reunir material que nos possibilitasse segurança diante de eventuais processos no judiciário. Conseguimos várias peças documentais, sendo assim, estamos aptos a cumprir o nosso papel de cobrar lisura no trato com o dinheiro público.

O empresário Luciano Guerreiro, proprietário de uma franquia da rede de locadoras  “Thrifty”, em Ilhéus, venceu uma licitação no mês de fevereiro, para o aluguel de veículos à prefeitura de Ilhéus. A concorrência foi vencida honestamente, uma vez que ele apresentou as melhores condições e os preços mais baixos.

Dias após a assinatura de toda a documentação, o empresário teria recebido uma visita do vereador Aldemir Almeida (PSB), demonstrando total conhecimento sobre a licitação, e lhe propondo um valor adicional equivalente a 30% do contrato. Almeida teria dito que representava dois secretários, Jorge Bahia (fazenda) e Alcides Kruschewsky (governo). O “extra” deveria ser repassado ao parlamentar, uma vez que serviria para agilizar os pagamentos no decorrer da prestação do serviço. Luciano Guerreiro teria ficado surpreso com a proposta, recusando-a imediatamente.  A conversa com o suposto interlocutor foi encerrada.

Dias depois, seguro de que estava agindo com honestidade, ele determinou que seus funcionários entregassem os carros à prefeitura.

Problemas vieram à tona. O empresário até hoje não recebeu sequer um pagamento. Chocado, ele fez a “estória” do encontro com o vereador chegar ao ouvido do prefeito. Newton Lima, ao ficar sabendo, o convocou para uma audiência.

Diante do chefe do executivo, todo o conteúdo do relato foi mantido, porém, Newton cobrou provas, afirmando: “se você provar eu vou exonerar os dois agora mesmo”.  O acusador não gravou a conversa com o suposto “enviado”, sendo assim, o prefeito encerrou o caso.

O Blog do Gusmão obteve a confirmação (documentada) da conversa entre Newton Lima e Luciano Guerreiro, através de uma figura importantíssima do Palácio Paranaguá. Decidimos entrar em contato com o empresário, que não entrou em detalhes, porém, nos afirmou: “essa história pra mim está morta, estou pagando caro por ter agido com honestidade, sou um homem íntegro, responsável”. Em outro momento, ele explicou: “não gravei nada, por isso estou sendo prejudicado”.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Email
Print

16 respostas

  1. Caro Gusmão.
    De todos os blogue e sites; o Blog do Gusmão é o único que deita falação crítica contra o atual governo. O povo de Ilhéus lhe é imensamente grato por sua coragem jornalística e independência editorial. Continue assim, por favor.

    As coisas mal explicadas, as expertises, o novo comceito e interpretação de apropriação indébita, estão estampados nas atitudes omissas, para não dizer, anuência do senhor Prefeito como autorgador desatento. Lembram dos Quatro Milhões e oitocentod mil Reais “evaporados” na Secretaria de Saude, gestão Marletde, no governo Newton? Pois é! Está tão fácil e usual que, negligentes; eles nem se preocupam em esconder as pontas dos “laços” que circundam essas e outras “operações” inexplicadas. Carta brança dá nisso!
    Basta aguardar um pouquinho, que muitas outras coisas fatalmente virão a público. Fica, entretanto, uma grande dúvida à minha ignorância jurídica e processual, quanto a quem caberá assumir as responsabilidades penais caso a Justiça venha tomar conhecimento e quiçá, providências sobre esses fatos. No meu entender, sob o pressuposto de que tudo passa pelas vistas e rubrica do prefeito; parece-me que ao final do seu mandato, poderão ocorrer muitas idas e vindas ao Forum Hepaminondas, com o acompanhamento de uma assessoria jurídica de peso, posto que Aldemir, Alcides, Bahia, Vitória, já estarão longe em novas campanhas e, portanto, isentos de qualquer culpabilidade; e Newton, nesse festim sabático, será um solitário Bode Expiatório. Será que ele aguenta?
    De minha parte, insatisfeito com a predação a que submetem minha cidade, não nego o princípio filosófica da minha solidariedade: “Quem pariu os quadrigêmeos Matheus 1,2,3 e 4 que os balance”.
    Com essa justiça; será racional e coerente diser: Quem viver verá?
    Sei não. Com essa imensa casuística acumulada; tenho cá minhas dúvidas.

  2. Mais uma denúncia contra BAHIA? em tão pouco tempo esse rapaz já está assim? que menino esperto hein? não dorme no ponto……será que Newton vai acreditar? acho que não…….

  3. Gusmao é muito facil criticar, deitar falaçoes, etc… Agora eu pergunto aos criticos anteriores o que voces querem que o Prefeito faça, exonere os citados sem ter provas? Pelo que vi no seu relato, o qual teve conhecimento, de maneira nao bem clara, da conversa com Newton e o Empresario prejudicado, faltou provas e ai fica dificil para Prefeito exonerar seus Auxiliares e solicitar a Camara apuração de Inquerito contra o vereador Aldemir. Outra coisa num Blog do Agravo o empresario contesta essa versao publicada por voce. Como é que fica agora? Gostaria que esta estoria fosse ate o fim!!!

    Eduardo – Siri

  4. Olá FAISAL, na condição de bom Ilheense, só tenho que endoçar o seu rico comentário, afinal nossa Ilhéus se tornou uma real COLCHA-DE-RETALHOS, se vc analizar a Câmara de Vereadores tem uma grande parcela de vereadores assumindo cargos de secretários, e, a Casa lotada de suplentes, até quem vislumbrava para cassar o prefeito buneca, hoje senta-se ao seu lado. Resumindo os que estão babando para se tornarem secretários são detentores de Cargos de alto escalão. Não se conformando vão atrás de compensações (Empreiteiras, Locadoras, Hipr=mercados, Empresas que estão chegando para Intermodal e Etc…), Cadê a tal oposição(PT e etc)? Que vergonha. Valeu Emilio, estamos atentos.

  5. Continue Emilio, doa a quem doer, se tem fumaça é porque existe fogo. Lembrar que a imprensa é livre, e um dia, os filhos e netos destes, saberão com se tornaram eruditos dos poderes e grandes latifundiários.

  6. O fato é que quem tem cargo exerce uma função politica, e a demissão pode ser feita pelo prefeito só para evitar o desgaste politico, ou seja, se Newton não for boneca demiti os 02 e evita que o cancer se espalhe..

  7. EDUARDO CARVALHO, VÇ ESTÁ ESQUECIDO DO CASO DOS 39 MIL DA ASSISTENCIA SOCIAL QUE O PREFEITO FALOU QUE COLOCARIA BAHIA PARA FORA. BOTOU FOI NO BOLSO.

  8. POIS É SIRI, AINDA TEM PESSOAS COMO VOCE QUE CONDENAM FALAR AS TRAMAMOIAS QUE DIARIAMENTE ACONTECEM EM ILHÉUS…

  9. AS PROMOÇÕES DAS “CASAS BAHIA” ESTÃO DE VOLTA, ALIÁS NUNCA DEIXARAM DE EXISTIR, SÓ NÃO VÊ QUEM NÃO QUER.

  10. Parece que Eduardo Siri esta trabalhando para alguem da Prefeitura de Ilhéus ou pretendendo algum benefício próprio. Tornou-se um ‘advogado’ de defesa dos cambalacheiros implacáveis. Eu em???
    Nessa história tem caroço…

  11. Caro jornalista Gusmão.
    Conhecendo o seu trabalho neste Blog e, principalmente, o jornalismo investigativo corajoso e franco que praticas. Devo dizer que continuarás merecedor da nossa confiança, caso o empresário que lhe reportou a denúncia, volte à trás com um desmentido categórico a tudo que lhe relatou.
    A política praticada em Ilhéus é aquela do “o meu primeiro. Se sobrar algum, agente deixa um pouquinho para o povo”.
    Se misturarmos os vereadores que compõem a Câmara de hoje; com o prefeito, vice, secretários, “assessores” e babaovistas do executivo; não ha físico que consiga separar de novo todos os componentes dessa “calda atávica” altamente tóxica para Ilhéus.
    Quero acrescentar que não será nenhuma surpresa para ninguém, se tudo isso não foi uma arapuca armada para atraí-lo ao cometimento de uma notícia infamante e; usá-la para calá-lo através intimidação processual e para desacreditá-lo e ao Blog, publicamente.
    Ressalvando raras exceções: “Blogues” desimportantes, venais; focas e repórteres iletrados e efêmeros estão em promoção; por isso, certamente serão “obrigado$” a combater e denegrir o Blog do Gusmão, pois, sem vontade própria e/ou independência; os coagido$ serviçais, executarão as funções instrumentalistas do utilitarismo a que se comprometeram, a partir da Verba Publicitária Municipal que lhes foi servida como óbolo agrilhoante que, por imoral; faz o homem, enquanto escravo do consumo, negar a verdade e ate transmutá-la para cínicas mentiras.
    Lembra de Pedro? Aquele Apóstolo que foi chamado de “o pescador de almas”? Pois é; ele, por medo e intimidação do poder vigente à época, também negou a Cristo três vezes, antes que galo cantasse anunciando a aurora.
    Esses que tentam e tentarão “cavalgar” sua credibilidade; não esperarão que cante o galo. Urge que publiquem os scriptes dos “releases” cujos teores desconhecem, pois lhes foi negado opinar jornalisticamente.
    Nós, povo, estamos vendo esse fato como se uma fossa sanitária que, infartada de fezes, transborda na via pública, o seu fétido conteúdo sem maiores pudores.
    Até aqui no sítio onde moro, o fedor está insuportável; imagino aí na cidade!
    Continue firme. Você tem a opinião pública a seu lado.

  12. Marina, se é verdadeiro seu nome, nao sou funcionario da Prefeitura e nunca fui beneficiada pela mesma. Primeiro nao sou advogado, conheço Newton a mais de 40 anos, sei que é uma pessoa honesta. Agora o que eu falei que o Gusmao e o empresario nao apresentaram provas para o Prefeito e ai fica dificil para o mesmo tomar uma posição. Agora como amigo pessoal de Newton sugiro que o mesmo leia o comentario de “Marcos Gesteira” acima, que achei o mais sensato de todos,veja abaixo:

    Marcos Gesteira disse:
    8 de julho de 2010 às 13:31
    O fato é que quem tem cargo exerce uma função politica, e a demissão pode ser feita pelo prefeito só para evitar o desgaste politico, ou seja, se Newton não for boneca demiti os 02 e evita que o cancer se espalhe..

    Eduardo – Siri

  13. Siri você continua entendendo tudo errado. Parecer não é ser! Leia direitinho o que escrevi.
    Outro detalhe: é extremamente metafórica a sua colocação: – conheço Newton a mais de 40 anos, sei que é uma pessoa honesta.
    Aliás, até me rendo diante da sua afirmativa por entender que honestidade é um ponto de vista particular de cada indivíduo.
    Tem muita gente por aí garantindo que O goleiro Bruno do Flamengo é inocente…APESAR DAS PROVAS.

  14. Olá Marina!
    Você matou o siri a pau! Ou melhor, a argumentos racionais. Parabéns!
    Concordo plenamente com seu raciocínio e pragmatismo apurados.
    Robyn Hood era honestíssimo, porquanto roubava de burgueses e nobres para doar à pobre e miserável ralé. Um nobre roubar!
    Na inversão de valores filosóficos; imagine agora o Robyn Hood roubando da ralé pobre e miserável para doar aos burgueses e nobres? É ladrão, e só. Existe, entretanto, um incômodo paradigma coincidente entre as ações: Por princípio moral da ética aplicada, ambas as ações são desonestas. Isto porque, ficam ocultos e subentendidos; o mudus vivendi, o provimento subsistente para as necessidades básicas de Robyn Hood bem como, a sua evidente “variação patrimonial positiva”, antiga Cédula H do IR, bem como a de João Grandão e outros componentes do seu bando de benfeitores ou malfeitores que, para mim não passam de transgressores dos valores éticos ilibados na moral.
    Observe a assertiva: “Eu sempre fui honesto no passado. Hoje sou muito mais honesto que antes” (?) Há como se aplicar um superlativo absoluto sobre algo tão abstrato inexpandível como o “ser honesto”? (sou tão honesto; que estou acima da adjetivação de honestidade)?
    Corroboro sua apurada análise crítica ao concluir que estamos diante de ponto-de-vista implicitamente pessoal, o qual reflete, sob influência das relações interpessoais, julgamentos apriorístico-afetivos francamente tendenciosos.
    Parabéns Marina. Ainda bem que o IBAMA não prevê a criminalisação pelo “abate” de siris na lata.
    Como diz meu neto: Mulher é fogo!

  15. SOU AMIGO DO EMPRESARIO,E EMBORA ELE NÃO QUEIRA DIZER EU AFIRMO QUE O ‘VEREADOR ALDEMIR’ ESTEVE SIM PEDINDO PROPINA, COMO É COSTUME DELE, POIS SABEMOS OUTROS CASOS !!!!!!!
    NÃO SOMOS DA CIDADE E NÃO QUEREMOS NOS METER COM ESTA QUADRILHA, VIEMOS AQUI PRA INVESTIR, NÃO SER ROUBADOS, REALMENTE JÁ TINHAM NOS AVISADOS QUE ESTE É UM PROCEDIMENTO USUAL NOS GOVERNOS DE ILHEÚS. PORISSO TEMOS UMA CIDADE SEM NADA DE NOVO, O MAIS NOVO AQUI É O “ATACADÃO”, MAS LEVARAM PRA PERTO DE ITABUNA, ESTA CIDADE NEM UM RESTAURANTE DECENTE TEM,ACORDA GENTE!! E HORA DE MUDAR ISTO, OS “FORASTEIROS” COMO SOMOS CHAMADOS QUEREM APENAS TRAZER PROGRESSO PARA UMA REGIÃO QUEBRADA PELO CACAU.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Newsletter

Fique Informado

Assine a newsletter e receba as notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.
É rápido. É fácil. É de graça.

Siga-nos
Mais lidas