BLOG DO GUSMÃO

SE MORREREM ÍNDIOS E AGRICULTORES, DE QUEM É A RESPONSABILIDADE?

Por Luiz Henrique Uaquim.

A Associação de Pequenos Agricultores de Ilhéus, Una e Buerarema, vem alertando constantemente as autoridades competentes do Governo federal, quais sejam, Policia Federal, Ministério Público Federal, Justiça Federal e Funai, incluindo em especial, a Procuradoria do Ministério Público Federal, de que os Pequenos Agricultores vêm sofrendo constantes invasões em suas propriedades, por supostos indígenas Tupinambá de Olivença, que se apossam, através de ações violentas, das propriedades e residências, com armas de fogo de grosso calibre. Não tendo outra morada, os agricultores, desamparados e sem meios de sobrevivência, ficam reféns da própria sorte.

Apesar de tudo estar registrado em todos os órgãos competentes, nenhuma ação corretiva ou preventiva é oferecida pelo Estado, que, em sua política de vale tudo pelo poder, se comporta de maneira omissa, empurrando com a barriga mais um grande problema, como aliás, tem feito com a saúde, a educação, a segurança e outros, onde até hoje não se percebe suas ações de enfrentamento.

A Associação não se responsabiliza por qualquer atitude que os produtores rurais, atingidos, venham a adotar de forma individual, diante da omissão perpetrada pelos referidos órgãos, entendendo que podem exercer, em legítima defesa, os seus direitos constitucionais de proteger as suas famílias, suas propriedades e suas residências.

Entendemos assim, que o Estado Democrático de Direito em nossa região, se decompõe e cede lugar a um novo Estado: o do crime organizado.

Ressaltamos que as invasões de terras caracterizam-se como fato tipificado como delituoso, de forma que a omissão dos referidos órgãos nas apurações do ocorrido se caracteriza como agravante, fomentando as invasões de propriedades em todo Sul da Bahia, contribuindo para a instabilidade e insegurança dos agricultores e trabalhadores rurais de toda região atingida, além da população local.Luiz Henrique Uaquim da Silva
Presidente da Associação dos Pequenos Agricultores de Ilhéus, Una e Buerarema

WhatsApp
Facebook
Twitter
Email
Print

2 respostas

  1. Gusmão, não sou agricultor mais acho um tamanho descaso o que o governo federal estar fazendo com os mesmo, ou seja, viver hoje de agricultura é dar um tiro no escuro, pois a qualquer momento vândalos podem estar invadindo as suas terras produtivas e fazendo um verdadeiro terror, abuso , violência e até mesmo a morte. Não quero tirar direitos dos índios, mais acho que o governo federal não estar sabendo lidar com esta situação de terras, outra coisa muito grave que estar acontecendo, é que hoje todo mudo estar virando índio, inclusive os oportunista dos sem terra que de sem terra não tem nada, porque a maioria deles estão é aproveitando os benefícios que o governo dá, hoje tem índio de pele branca, índio de pele escura e até índio de olhos azul, isto é um absurdo e o pior que o governo federal não estar fazendo nada para conter o problema, criaram uma lei ridícula que só a policia federal pode conter o índio, com isto os próprios zombam de outras autoridades e são até agressivos, mais não são todos é sim um pequeno grupo e como disse acima oportunistas que estão se passando por índio, é um fim do mundo, hoje comprar terra de campo para produção virou um pesadelo.

    Escobar

  2. È INADIMISSIVEL QUE O PODER PUBLICO NAO TENHA TOMADO AS PROVIDENCIAS QUE O CASO REQUER, NAO DA PARA VIVER ASSIM SOB A MIRA DE FALSOS INDIOS QUE NA VERDADE SAO MARGINAIS QUE ANDAM ARMADOS ATE OS DENTES, AMEAÇANDO OS AGRICULTORES, MATANDO PESSOAS, ATERRORISANDO AS FAMILIAS QUE PLANTAM PRA SE SUSTENTAR, ESTOU DECEPCIONADA COM A CONDUTA DAS AUTORIDADES

    CRISTIANE/ ARACAJU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Newsletter
Siga-nos
Mais lidas