BLOG DO GUSMÃO

DIGNIDADE, JÁ!

Por Marcos Pennha.

Bastou a notícia de que o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), em Brasília (DF), negou a licença à Bahia Mineração (BAMIN) – interessada na construção de um terminal de uso privativo (tup) de embarque de ferro no distrito Ponta da Tulha em Ilhéus/ BA – para as pessoas favoráveis apresentarem suas peculiares ações de ódio e desrespeito aos seres humanos. Infelizmente, cazaques, indianos e chineses, com o apoio da cúpula política, disseminam o digladiar entre o bom povo da região sul da Bahia, mormente de Ilhéus.

É um triste traço característico, dos simples serviçais dos poderosos políticos, o ato de confundir a opinião pública, alardeando inverdades. Veja que, quando foi noticiado que o assentamento Tijuípe em Uruçuca/ BA tornou-se alvo de investigação do Ministério Público Federal (MPF), tentaram em vão associar a irregularidade ao empresário Guilherme Leal, um dos sócios da Natura Cosméticos e ex-candidato a vice-presidente de Marina Silva (PV) em 2010. Confira o que foi publicado sobre o assunto aqui.

O dito assentamento, programado para atender a quarenta famílias, só tem João Burak e Carlos Alberto Santos como beneficiários. Alguns blogs de militantes do Partido dos Trabalhadores (PT) não processaram a informação completa. Preferiram omitir dados importantes e ilustrarem a ‘matéria’ com a foto do empreendimento de Guilherme, distante 6 km do assentamento. É sabido que esses blogueiros não são jornalistas; por outro lado, deslizes dessa natureza são cometidos de forma maldosa, capciosa. Para saber a verdade desse indício de irregularidade, sob investigação da Polícia Federal, é preciso que se comece pelo cartório de Uruçuca/ BA, onde se encontra a “caixa preta” dessa patuscada.

O empreendimento de Guilherme Leal mantém mais de 300 postos de trabalho. Existe uma cooperativa agrícola dos trabalhadores. O produzido é repartido entre os cooperados. Um dado importante é que a menor remuneração mensal é de 2,5 salários mínimos. O número de empregados, proporcionado por Guilherme, é bem superior ao prometido pela Bahia Mineração (BAMIN), que é de cento e sessenta, apenas. O disparate dessa correlação é maior do que se imagina, à medida que o terminal da BAMIN provocaria irreversível destruição ambiental e aumentaria os problemas com prostituição, drogas, doenças, deficit habitacional e tantos outros. Sem contar que extinguiria os meios de emprego e renda como ecoturismo, pesca e agricultura familiar, por exemplo.

Os artistas famosos dizem SIM à MATA ATLÂNTICA e à VIDA. Mais uma vez, os sabujos dos poderosos (sedentos por enriquecer mais) dispararam suas metralhadoras contra os seres humanos sensatos. Confira aqui. O mundo inteiro clama em nome da preservação das florestas.

No dia 2 de fevereiro último, o Brasil tornou-se signatário do Protocolo de Nagoia/ Japão. Isso significa que tomou um importante passo para a conservação da biodiversidade em âmbito global (Veja mais aqui no Blog do Planalto).

A área que o governo pretende instalar o complexo porto sul é a de maior biodiversidade do planeta, sendo tombada pela Organização das Nações Unidas para a Economia, Ciência e Cultura (UNESCO). Inclusive, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) já dispôs recursos financeiros para implantação de equipamentos geradores de emprego e renda, que não provocam altos impactos ambientais.

O povo sulbaiano precisa conscientizar-se da importância desse fator. Não se pode trocar essa riqueza toda por pó de minério. Desde que foi anunciado o nefasto complexo, em início de 2008, que a estrada Ilhéus/ Itacaré só tem perdido oportunidades de investimentos para a construção de empreendimentos turísticos. Quem tá perdendo é a maioria do povo, sem emprego, sem alento, sem esperança.

No mesmo dia da assinatura do Protocolo de Nagoia (2), aconteceu o lançamento oficial do “Ano Internacional das Florestas”, na edição 9 da “Reunião do Fórum das Nações Unidas sobre Florestas”. Nesse evento, encerrado na última sexta-feira (4), os países membros debateram o papel das florestas nos desafios ambientais, econômicos e sociais contemporâneos.

Os militantes políticos de alguns partidos necessitam é de deixar suas vaidades pessoais de lado e abrir os olhos para a realidade do que se passa no mundo. Não se torna vencedor, incitando a discórdia, em especial contra as pessoas desprovidas de conhecimento. É muito pequeno defender interesses pessoais, principalmente quando se trata da defesa de um pequeno cargo no serviço público. Esse ato é desumano e egoístico. É não pensar, de verdade, na solução para a proporção do bem da estar da maioria. O Instituto Floresta Viva (IFV) e a Associação Ação Ilhéus, juntamente com outras instituições de igual valor, editaram uma excelente revista contendo as diversas formas de geração de emprego e renda, utilizando as riquezas naturais do sul da Bahia. O momento é de união, independente de cor partidária, para dizer ao governo o que é bom para a região.

Nota-se, no entanto, que Ilhéus vive em crise de identidade. É comum ver gente com o poder de comunicação, que não sabe nem sequer as atribuições de instituições e entidades. Os ambientalistas, nem BAMIN nem outra empresa, não são responsáveis por realização de obras essenciais de responsabilidade dos poderes públicos. Todos os cidadãos têm a obrigação de fiscalizar e exigir que se cumpram as leis. A nossa casa é o UNIVERSO, e devemos cuidá-lo. Os artistas famosos entraram na luta em favor da BIODIVERSIDADE, das FLORESTAS, altruisticamente, porque são conscientes da importância do bem estar de todos os seres humanos. Grande exemplo que poderia, muito bem, ser seguido pelo artista ilheense famoso, que recebeu cachê para apoiar a destruição do nosso meio ambiente e, consequentemente, da nossa gente.

Contatos com o autor:[email protected]

WhatsApp
Facebook
Twitter
Email
Print

19 respostas

  1. Caro,
    Marcos Pennha

    Não quero saber de quem é a fazenda assetamento de 1.100 hetares de terras.Quem são os dois posseiros que tem o direito de exploração das terras em envestigação do MPF.O gueto do atrazo, alardeou que o Ibama, já tinha dado o veredicto que o Porto Sul, não vai ser construido na Ponta da Tulha.O gueto do atrazo já perdeu a credibilidade de tanto espalhar notícias falsas que, o Porto Sul teve a licença caçada, vai para outro porto e destino. O Ibama ainda não tem pronunciamento oficial do assunto divulgado com estarlhaço pela mídia local.Quando a notícia for oficial vai sair em primeira no Diário Oficial da União, ai é verdade.Enquanto isto é pura imaginação do gueto do atrazo que, tenta maquiar a verdade, com mentiras!
    Melck Rabelo

  2. O IBAMA é órgão desacreditado que se esconde atrás da bandeira da defesa do meio ambiente para fazer politicagem.

    Se o porto vem ou não, é um caso a ser discutido, mas que o IBAMA não tem o poder de travar um projeto se a Chefa do Poder Executivo quiser, isso a gente sabe que não tem, vide a liberação da Usina de Belo Monte.

  3. O texto de Marcos Penha, a propósito, tem um ponto bastante positivo. Tratam os possíveis empreendimentos hoteleiros e turísticos como se fossem “da mesma espécie” do porto. É verdade que tais empreendimentos também afetarão a biodiversidade, mas em uma escala milhares de vezes menor, trazendo os mesmos ou mais empregos que os prometidos pela BAMIN.

  4. Caro,
    Emílio Gusmão

    Não estou falando do seu site, se foi ele o primeiro a noticiar que o Ibama, já tinha pronunciado a respeitos do licenciamento. Meu sobrinho é auditor do Ibama em Brasília, mas não tenho previlégio algum de saber notícias antecipadas,antes que passe a ser a notícia oficial e do conhecimento de todos.
    Auditores não pronunciam nada, é sigilo de fonte exclusiva da Presidenta do Ibama.Se alguém pronunciar antes dela é crime.
    Li a notícia no pimenta extraida do seu Blog!
    abs,
    Melck Rabelo

  5. Eu não sei se a licença do projeto vai ser negada. Pessoalmente acho difícil. Porque os demais empreendimentos assossiados vão sendo tocados de vento em popa.

    Mas entendo que ajustes podem ser feitos a qualquer tempo.

    O que será discutido nas esferas devidas, certamente.

    Inobstantemente, o que se pretende mesmo para a região? Pesca artesanal, agricultura de pequena escala, turismo? Mas não é disso que essa região vai vivendoo – embora de forma cada vez pior – nesses anos todos, enquanto sua pobreza cresce exponencialmente? Não acho fácil convencer as pessoas daqui a aceitar mais do mesmo. Ninguém mais quer comer desse Pão. Por isso querem a mudança. Preferem arriscar. Se o Complexo não vingar, isso será imposto de cima para baixo sobre toda a população de Ilhéus.

    É impressionante ver que qnquanto o Brasil encontra os menores índices de desemprego de sua história recente, e a renda dos trabalhadores alcança os maiores níveis em décadas esta bela região permanece gerando desemprego e subemprego. Pessoalmente não conheço nenhuma outra região neste país cuja economia esteja se dissolvendo tão rápido hoje em dia.

    Concordo com Marcos. Também não espero muitos empregos da BAMIN. Algumas centenas, talvez. Mas efetivamente não é por causa da BAMIN que o Complexo Intermodal é uma esperança. É por causa da diversificação econômica. Em Vitória, por exemplo, o Porto de Tubarão impulsionou a economia da cidade de maneira extremamente relevante. Todos ali sobreviveram, e melhor.

    O Complexo é um risco. Mas para uma região cuja economia despenca aceleradamente barranco abaixo, o risco é melhor do que a inércia.

  6. Seria bom o povo pensar… o que gera mais emprego e renda a longo prazo……..vejo que turismo e agricultura familiar através de cooperativas pode ajudar muitas famílias de Ilhéus. Porto moderno todo automotizado vai gerar poucos empregos para profissionais altamente qualificado….mas o povo não pensa no futuro dos filhos……pensa a curto prazo……por isso o governo deveria informar para população quantos empregos o Porto da Tulha vai gerar depois de pronto e comparar com dados de empregos gerados pelo turismo…só assim o povo vai saber o que é melhor.

  7. O marcos penha, ja fui no site do ibama, e la esta tudo certo, nao ha nada de negativa do porto sul, pelo contrario, esta tudo indo de acordo com o que nos queremos, O PORTO SUL VAI SAIR SIM, E CABE A VC E O GUSMAO E ESTES PEQUENOS ATIVISTA, SE MUDADREM PARA ITACARE OU PRO MEIO DO MATO, VOCES ESCOLHEM.

    VIVA O PORTO SUL!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!1

  8. O Porto Sul não será a salvação para Ilhéus. Existem outros projetos mais importantes que trarão divisas para nossa cidade, sem prejudicar a vida HUMANA e NATURAL. Para isso é necessário a existência de líderes políticos que assumam com dignidade, competência e seriedade os postos para os quais foram eleitos.
    Enquanto estivermos votando errado, É BEM PROVÁVEL QUE ENTREGUEM ILHÉUS, EM PRATO DE OURO, A QUALQUER ESTRANGEIRO QUE PROMETA UMA PONTE LIGANDO A MATA ATLÂNTICA AO CÉU; recebem em troca bons dividendo$$$$, dão o fora e quem ficar que se dane!
    Isso é um fato antigo e contumaz.

  9. INFORMAÇÕES DO PROCESSO

    Identificação do ProcessoNúmero do Processo: 02001.002301/2008-59
    INFORMAÇÕES DO PROCESSO

    Identificação do ProcessoNúmero do Processo:
    Empreendimento:
    Empreendedor:
    CNPJ/CPF:
    Tipologia:
    Situação atual: Aguardando realização de Audiência Pública
    Observações:

    Compensação AmbientalValor do empreendimento:
    Grau de impacto:
    Valor da compensação:
    Destinação:

    Licença PréviaData: Ficha de Abertura de Processo
    Data: Realização de Audiência Pública –

    Abertura de ProcessoData: Solicitação da Abertura do Processo ao Protocolo Geral

    Empreendimento: Terminal Portuário da Ponta da Tulha
    Empreendedor: BAHIA MINERAÇÃO LIMITADA
    CNPJ/CPF: 07.392.063/0002-60
    Tipologia: Porto
    Situação atual: Aguardando realização de Audiência Pública
    Observações:

    Compensação AmbientalValor do empreendimento:
    Grau de impacto:
    Valor da compensação:
    Destinação:

    Licença PréviaData: Ficha de Abertura de Processo
    Data: Realização de Audiência Pública –

    Abertura de ProcessoData: Solicitação da Abertura do Processo ao Protocolo Geral

  10. Interessante a posição de Gusmão.

    Pelo pouco que o conheço (apenas virtualmente) aposto que não é notícia plantada, como aparentemente suspeitam alguns blogs. Não creio que ele se prestaria a isso. Além disso, se fosse o caso de uma barrigada (expressão jornalística para notícia falsa veiculada por engano) ele já a teria reconhecido e retificado.

    Mas ele sustenta categoricamente o que diz. Garante que o terminal da BAMIN não ficará na ponta da Tulha. Ainda que não signifique o fim de todo o projeto, pode ser que efetivamente exista alguma substância nisso.

    Valeu!

  11. Que pontal é esseeee? Desatualizado, mal informado e ‘inocente’.
    O Pontal que conheço é um bairro em desenvolvimento e muito gostoso para se viver. Não está melhor pela ineficiência do prefeito e seus secretários desastrados e incompetentes.
    Mas eles passarão…E nós passarinho!

  12. Cada vez que leio um artigo desse rapaz, mas gosto do estilo. Parabéns Sr. Marcos. Seu texto está bem claro, informa tudo e cala os tolos.

  13. acho q imcompetentes sao todas as pessoas que lutam pelo retrocesso de nossa, cidade, qe diga-se se demorar muito vai voltar a ser uma vila de indio, com seus pajes, tenho 36 anos, e sei mas do que voces o q foi ilheus, gusmao nem desta cidade e
    ele e um FORASTERIO DE SAO PAULO, HOJE MORA FORA, E SEI COMO ILHEUS E MAU VISTA TANO POR SEUS GORVENANTES, COMO POR SUA POPULAÇAO RETROGRADA, EM ITABUNA AS EMPRESAS ANDAM TERRAPLANANDO VARIO TERRNOS DE MATAS E ATE RIOS, E KD VCS AMBIENTALISTa???????????// EU SEI O Q FALO, E QUERO QUE MEU FILHO QUANDO SE FORMAR TRABALHA EM SUA PROPRIA CIDADE, E NAO FACA COMO A MAIORIA DAS PESSOAS DESTA CIDADE OU DO PROPRIO PONTAL, QUE VAO GANHAR SUAS VIDAS EM MACAE, EMBARCADOS EM ALTO MAR, COMO 90% DA POPULACAO DO PONTAL HOJE MORA EM MACAE!!!!!!!!!!1
    E ISSO QUE VOCES DEFENDEM O EXODO DA POPULACAO DE ILHEUS PRA FORA??????????????????
    OU QUEREM VICER DA PRAIA DA AVENIDA COM SEU ESGOSTOS A CEU ABETROS??? UMA CIDADE QUE NAO OFERECE NADA A SUA POPULACAO???? E VIVE DE UMA MERDA CHAMADA REDE MEIRA?????? QUE CIDADE VOCES DEFEMDEM???? MAS APOSTO QUE TODOS VOCES FAZEM COMPRAS EM ITABUNA!!!!!!!!!!!
    DEFEDEM LHEUS, A NATUREZA, MAS DEIXAM SUAS RIQUEZAS SE E QUE TEM, NA CIDADE VIZINHA?????????????/
    QUE ACHAM QUE ILHEUS NAUM PODE TER UM SHOPINNG, MAS ADORA IR NO DE ITABUNA???????????????????
    ADORAM IR AO COMERCIO DE ITABUNA??????????????
    QUE TUDO EM ITABUNA E MELHOR DO Q ILHEUS?????
    EU NASCI EM ILHEUS E VOU MORRER EM ILHEUS, AMO MINHA CIDADE E QUERO VE-LA CRESCER, COMO UMA METROPOLE, QUE SE DANE, UMA MERDA DE MACACO, E DE ARVORES OU UMA PRAIA DESVALORIZADA, QUE SO DAR MARGINAL, QUE SE DANE, ENTRE MEU FILHO, MINHA CIDADE, EM ESSA TAL MATA ATANTLICA, PREFIRO MINHA CIDADE E EU FILHO, NAODEPENDO DE NINGUEM PRA SUSTENTAR MINHA FAMILIA, MAS VOCES BLOGUEIROS, VCS DEPENDEM…………………

    VIVA O PORTO SUL, DOA A QUEM DOER, VAI SARI SIM, E VOCES TERAO QUE SE MUDAR DE LOCAL, POIS JA E REALIDADE………………

    AGRADECA AO PORTO SUL, O ATACADO E O MAKRO, TER VINDO PRA REGIAO

    A AGORA O HIPER G BARBOSA………………………………

    SE NAO FOSSE A ESPECULACAO E A CERTEZA DE PORTO SUL, NUNCA TERIAMOS ESSAS REDES GRANDES EM NOSSA REGIAO.

    ACORDA PRA VIDA ILHEUS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  14. Car@s

    A primeira licença a ser concedida em um licenciamento, é a Licença Prévia ou Licença de Localização (que é a mesma coisa).
    O que certamente está acontecendo é que, diante do EIA/RIMA do TUP (Terminal de Uso PRIVATIVO) da BAMIN, da Audiência Pública ocorrida em abril, dos relatórios e pareceres de técnicos do IBAMA, que certamente vieram à Região, foi constatado que realmente esta área é extremamente frágil, além de muito rica em biodiversidade e com espécies da fauna e da flora ameaçadas de extinção ali existentes, além da diversidasde marinha e o risco de extinção de espécies de corais e peixes, além do fechamento do Rio do Mangue e também com o rebaixamento do lençol freático que mata dois rios (Capitão e do Mague). É certo, que técnicos sérios diante disso, orientam o empreendedor a buscar uma outra localização. Assim, está certo o que anunciou o Gusmão e a abordagem do Marcos Pennha, quanto a tudo isso. A Ponta da Tulha foi negada ou podemos dizer que o empreendedor foi orientado a buscar outra alternativa. A Lei da Mata Atlântica é clara quando diz que, a instalação de obras de grande impacto em área de mata atlântica só poderá acontecer de for de interesse público (TUP da BAMIN não é) e se não eixstir outra alternativa (existem outras). Portanto, está certa a decisão do IBAMA e certa a BAMIN que está estudando outras áreas, o que não quer dizer que o resultado seja da instalação nesta Região, pode ser em outra, mas nós confiamos no Governo que deve ter alternativas de desenvolvimento com projetos para todo o Estado e estamos aqui para contribuir com o Poder Público no sentido de apoiá-lo na busca de alternativas, para isso está reeleito o nosso Governador.
    Não existe gueto do atraso, não existe os nossos estrangeiros ou nossas máfias, nossa ONG’s, etc.. Tudo isso é muito baixo nível. Existe bom senso por parte dos órgão que existem e tem técnicos competentes para enxergar o óbvio. É natural que o governo tivesse aceitado a proposta do empreendedor, pois os políticos entendem de política e eles sequer sabia da riqueza que eles têm e pode ser conservada gerando emprego e renda.
    Agora, eu entendo que precisamos sim de uma ferrovia para transportar pessoas, para o pacífico, para a Região Oeste e também transportar a soja e milho em conteiners, saindo do Porto do Malhado, também temos as pedras ornamentais. Precisamos de uma aeroporto revitalizado e pode ser o nosso mesmo, basta crescer para um lado e outro, além de alfandegar. Resta saber se Salvador quer perder a receita da nossa Região no aeroporto de Salvador. Existem soluções, pois a necessidade de dragar e terminar as obras do Porto do Malhado é importante e nunca foi feito isso.
    A ZPE poderá ser atendida pelo Porto do Malhado e eles disseram isso durante todo o processo de licenciamento. O que a ZPE precisa mesmo é saber quais produtos serão produzidos aqui e trabalhar para encontrar mercado que compre, pois o público cliente é exigente e só compra de ZPE’s onde a Região seja justa e sustentável. Produto de ZPE com siderurgia, degradação ambiental… Não combina! Aeroporto com pó de minério de ferro ao lado… Não combina! Destruir toda a Praia do Norte para fazer área portuária com três portos? Não combina! Siderurgia? Não combina! Precisamos nos unir e ajudar o governo a repensar o local e para isso, existem técnicos. Agora é hora de contratar uma AAE-Avaliação Ambiental Estratégica para pensar o melhor para nossa Região e elaborar um planejamento para a nossa Ilhéus daqui a 23 anos. ILHÉUS RUMO AOS 500 ANOS, TOTALMENTE JUSTA E SUSTENTÁVEL! Conto conosco Governador Jacques Wagner e Presidenta Dilma Roussef. Seremos seus soldados nesta luta pelo melhor para todos!

  15. Todos os governos (e seus órgãos), independente do âmbito, ideologia, ou país, costumam fazer por um lado e desfazer por outro. Cabe so governado fiscalizar todas as ações e reconduzir, como um cão-pastor ao inverso,os governos a um caminho mais coerente.
    Para isso é fundamental que os atalaias dos governados, como o Marcos Pennha, por exemplo, fiquem atentos e vigilantes, ajudando a construir a opinião mais correta.
    Parabéns, Marcos! Continue com a boca no trombone.
    _Abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Newsletter
Siga-nos
Mais lidas