BLOG DO GUSMÃO

Menu

Siga-nos

INTERPRETAÇÕES SOBRE A CENSURA E UM DESABAFO

O facão da censura e a bomba da liberdade.

O Blog do Gusmão agradece à direção do Sindicato dos Radialistas de Ilhéus por ter ficado calada, num silêncio omisso e conivente, na ocasião em que sofremos censura do judiciário. Entre este blog e a direção do sindicato há uma incompatibilidade. A diretoria do STERT vive à sombra do poder, abrigada na “casa” do poder, enquanto este blog é um veículo periférico, quase marginal, mas que se respeita. Sendo assim, o silêncio da cúpula do STERT nos ajudou.

Este humilde blog agradece também o silêncio covarde da Associação Brasileira de Imprensa (ABI/Sul da Bahia), que não emitiu sequer uma linha em defesa da liberdade de imprensa, na ocasião em que fomos amordaçados. Aliás, para que serve a ABI? Quando sua direção é mudada, no ato de posse, normalmente é realizada uma cerimônia na Academia de Letras de Ilhéus, “ilustrada” com palestras de vedetes do jornalismo, a exemplo de Samuel Celestino, acompanhadas de salgadinhos gordurosos.  Todos vão de terno (com naftalina), e fica só nisso. Muita pompa e pouca substância. Diante de tanta mediocridade, o silêncio nos fez bem.

Na imprensa grapiúna há muito estrelismo e pouca solidariedade. Por outro lado, o dinheiro de secretários que fazem mal à cidade, altera consideravelmente as pautas das precárias redações. Diante da censura, o silêncio dos microfones, a falta de tinta de alguns impressos e o desgaste de teclados que fazem sala aos poderosos, são providenciais, fazem bem aos políticos corruptos.

Este espaço não está cantando vitória. Apenas desabafa. O secretário Carlos Freitas, que nós chamamos de “imoralidade pública”, tem dinheiro fácil e farto para pagar advogados caros, dispostos a produzir processos repetitivos, e em série. Não ficaremos surpresos, caso outra censura apareça de repente, de outro juiz, ou quem sabe do mesmo. Entretanto, estaremos vigilantes, atentos aos prazos para buscar no Tribunal de Justiça da Bahia, a lucidez do judiciário. De forma alguma, ficaremos mudos e inertes com as decisões desfavoráveis da primeira instância.

Este blog respeita as leis, não tem medo de processos e está disposto a lutar, com todas as suas forças, contra a censura do judiciário.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Email
Print

11 respostas

  1. Caro Emílio,

    Realmente nos sentimos frustrados quando confiamos nas instituições que nos representam e elas permanecem silentes e subalternas aos ocupantes temporários do poder.
    Cerque-se de advogados confiáveis, permaneça vigilante aos anais do Tribunal de Justiça da Bahia e continue a manifestar sua legítima indignação contra os desmandos e o descaso das autoridades para com a dura realidade que nos cerca.
    Fé em São Jorge, amigo, para combater os dragões das maldades.
    Um abraço fraterno,

    Dirceu Góes – Ilheense e Jornalista.

  2. Gusmão,
    os seus leitores se manifestaram ao seu favor. Uns com pseudonimos e outros da forma como está fazendo o Dirceu Góes. Mas o importante é que você está do lado certo. Não se acovardou, lutou em nome da LIBERDADE e venceu.
    Dentro de uma democracia, as pessoas possuem liberdade de expressão e manifestações de suas opiniões. E os direitos de manifestação são garantidos pela Constituição Brasileira.
    Um abraço e muita força.
    Jesus lhe proteja.
    VIVA A JUSTIÇA!

  3. Estou contigo Gusmão quando vejo uma os meios de comunicação q pensamos q pregam a verdade + pura demagogia e lorota para besta lê e ouvir GUSMÃO continue sendo esse cara forte e lutador fk essa mensagem desse grande homem q foi para o brasil.

    O homem deve ser livre…
    O amor é que não se detém ante
    Nenhum obstáculo, e pode mesmo
    existir até quando não se é livre.
    E no entanto ele é em si mesmo
    a expressão mais elevada do que
    houver de mais livre em todas as
    gamas do sentimento humano.

    É preciso não ter medo,
    É preciso ter a coragem de dizer.
    Carlos Marighella

  4. Caro
    Emílio Gusmão

    Fique atento, mantenha vigilante que a justiça é o cacau de ouro de quem tem dinheiro para gastar e pagar bons advogados.
    Diz o Ditado Romano:
    “Dormientibus non sucurrit juz”
    O direito não socorre aos que dormem!
    Amigos, tenho poucos e os poucos que tenho conservo do lado esquerdo do coração sou conservador mantenho respeito e consideração, as amizades conquistadas aos longos dos anos.Conhecidos tenho milhares, mas amigos de verdade a gente só encontra quando passa por alguma dificuldade e são os amigos que nos dão o ombro para apoiar nessas horas de angústias e aflições!
    Fique em paz,saúde e felicidades, junto aos seus famílires e amigos que apoiaram nessa hora o que faltar nós corre atráz!
    abs,

  5. CARO GUSMÃO

    O PREFEITO E ESTE SECRETÁRIO, NÃO VÃO CONSEGUIR LHE CALAR, POIS VOCÊ É UM EXEMPLO DE HOMEM PÚBLICO QUE ZELA PELOS DIREITOS DOS CIDADÃOS DA NOSSA REGIÃO.
    ESSE NEWTON BONECA E SEU PARCEIRO DE BRINCADEIRA DE ESCONDE-ESCONDE O CARLOS, ELES TEM DE TOMAR VERGONHA NA CARA E IR TRABALHAR PELO POVO DO NOSSO MUNICÍPIO. ELES DESCARADAMENTE SAQUEIAM E SUGAM O LEITE DE ILHÉUS, E A JUSTIÇA NÃO FAZEM NADA.
    AGORA MAIS RECENTE, SEGUNDO COMENTÁRIOS NOS BASTIDORES NA CÂMARA DE VEREADOR, HÁ 11 VEREADORES QUE ESTÃO NA MÃO DO PREFEITO, AGORA É QUE NEWTON SUGA-SUGA, VAI DEITAR E ROLAR. ABRE O OLHO ILHEENSES 2012 VAMOS DAR O TROCO NAS URNAS!!!

  6. Parabens Gusmão.

    Celestino nada representa para o jornalismo baiano. ele sempre mamou nas tetas do Instituto de Cacau da Bahia. Sempre esteve lambendo as botas dos governantes, inclusive as sandalias de Jabes. Agora, simplesmente de novo ele só tem a tinta do cabelo, pois sua pouca inteligencia e cultura já estão demonstrada em toda a Bahia.

    Parabens Gusmão, estamos solidarios.

  7. Jornalista Gusmão, Assalamoalaykom.
    Louvo a sua coragem, bom senso e a tranquilidade com que soubestes esperar a resposta do STJ que lhe assegurou ganho de causa e fez verdadeiramente a justiça prevalecer.
    Todos nós, seus milhares de leitores, lamentamos esse episódio antiquado e coercitivo sobre o cerceamento da liberdade de imprensa, objeto de sentença jurisprudencial de mérito discutível; felizmente revogada por instância superior.
    Essa revogação dá-nos ânimo para acreditar que ainda se faz justiça em nosso país, mesmo que muito aquém das nossas expectativas e anseios.
    Se boa parte dos homens públicos do nosso país age de forma duvidosa, desviam-se da lisura e honestidade apropriando-se e descaminhando o que é do povo para seu próprio benefício e dos grupos que os apóiam, à revelia da justiça e tolerância das nossas leis! Imaginemos agora essa libertinagem moral e ética solta, sem o crivo e olhar crítico de jornalistas independentes iguais a você?
    Esteja certo que seus milhares de leitores, onde me incluo honrosamente, te admiram e respeitam pela sua conduta jornalística investigativa; isenta; corajosa e independente, não obstante as tentativas de calar, distorcer ou reajustar convenientemente aos próprios interesses, matérias jornalísticas; ate mesmo comprar o silêncio do seu jornalismo combativo com o dinheiro dos nossos impostos. Lamentavelmente como acontece a alguns que se rendem aos 30 Dinares ao arrepio e ignorância da própria auto-estima e ao custo da desmoralização da imagem pública do profissional de imprensa. A desonra e o descrédito.
    Meus parabéns pelo revés que a justiça te permitiu impor ao seu desafeto; ele suposta e presuncosamente via-se um “todo poderoso”, deverá trocar de espelho. Espero que essa sirva de exemplo para outros… E são tantos!
    Seu desabafo em momento algum desce às ofensas e/ou desrespeito aos órgãos de classe. Entretanto descortina para todos os leitores as verdades comportamentais de “representantes” de ocasião que são “forçado$” a manterem-se calados sob o receio da perda dos óbolos preciosos com que repintam imagens e defuntos; definem tendências e transformam mausoléus morais em palácios das 1001 noites.
    Tem um provérbio em Árabe/Urduh que diz: “Aquele que te humilhar, te constranger ou te oprimir; não terá posteridade” Allahwakbar!
    Maasala’am.
    Mehmed.

  8. OLÁ, GUSMÃO
    QUERO DEIXAR CLARO Q POR DIVERSAS VEZES JÁ SOFRI O Q VC SOFRERA RECENTEMENTE. INFELIZMENTE OS AMIGOS E COLEGAS DESAPARECEM NESSAS HORAS EM NOME DE INTERESSES PEQUENOS E MESQUINHOS.
    EU ACREDITO NA LIBERDADE DE EXPRESSÃO, ACREDITO NO QUE FAZEMOS TODOS OS DIAS EM NOME DE UMA IMPRENSA LIVRE, MAS INFELIZMENTE TEREMOS AINDA QUE LIDARMOS COM ISSO POR MUITO TEMPO. SÓ PARA LEMBRAR POR DIVERSAS VEZES JÁ FIQUEI FORA DO AR, QUE É UMA SENSURA, NUNCA POR INCONPETÊNCIA SEMPRE POR DESAGRADAR ALGUM LADO. ABRAÇO E BOA SORTE1

  9. Gusmão leio seu blog diariamente, os tempos dos atos institucionais da ditadura acabou, o Brasil vem mudando, claro de forma lenta e desorganizada, longe de ser o que consta na sua Bandeira, Ordem e Progresso, gostaria que essas duas palavras correspondesse à nossa realidade, sabemos que é uma quase utopia, mas alguns poucos membros do judiciário brasileiros, ainda honram essa tão nobre fuñção que é a magistratura, como você honra a comunicação, vá em frente, que o Deus Todo Poderoso o Sábio Arquiteto do Universo te abençoe e te guarde.
    Nerivaldo Silva

  10. “sensura” é foda. Foi esse radialista quem elaborou as provas do concurso da Prefeitura.

  11. Há pessoas que isoladamente e solidárias, gostariam de ter feito muito mais, pois entendem a importancia de não calar a imprensa. Calar a imprensa é amordaçar o povo e este direito à liberdade de expressão está assegurado a todos e devemos continuar lutando pela sua manutenção. Qualquer tentativa de calar a democracia deverá ser combatido não apenas pelos órgãos ligados à imprensa, mas por todo cidadão.
    A figura pública não está acima do bem e do mal. Ela está na vitrine e naturalmente tudo o que faz é visto por todos. Se o que faz é bom, certamente que também será visto, mas se o que faz não é bom, mesmo que não haja a intenção, sinto muito! Deverá ser criticado sim e se a crítica é bem humorada, melhor ainda.

    Parabéns Gusmão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Newsletter

Fique Informado

Assine a newsletter e receba as notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.
É rápido. É fácil. É de graça.

Siga-nos
Mais lidas
maio 2011
S T Q Q S S D
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031