BLOG DO GUSMÃO

Menu

Siga-nos

PÁSSAROS AMEAÇADOS DA MATA ATLÂNTICA NORDESTINA

Artigo escrito por Paulo Paiva, editor do blog Acorda meu Povo.

O DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE é uma inspiração profunda em todas as direções da reflexão sobre nós mesmos. 

Meio Ambiente é meio de vida, caminho completo, criação harmônica que estabelece seu próprio conceito de desenvolvimento: feliz, próspero, limpo e seguro.

Meio Ambiente é o centro de todas as coisas criadas. São todas as espécies viventes e tudo que chamamos de mundo. É o ciclo natural, a floresta que tudo dá as montanhas que nos elevam e os horizontes veradeiros do amor. 

Meio Ambiente é o bem de cada um, de todos, o bem comum, o valor inalienável, a herança da perfeição.

Meio Ambiente é a justiça estelar, social, íntima. É o encontro dos povos, a globalização da unidade, oreligare com o criador.

Meio Ambiente é a história de cada um de nós, de cada passarinho, e de cada flor do jardim real, que nos foram designadas para o amor, o cuidado e a proteção.

Meio Ambiente é a inspiração da tecnologia, a reflexão dos modelos, a certeza ciêntifica e os desafios do ajustes necessários para se viver com dignidade e respeito.

Meio Ambiente é a escola, as crianças, o estudo, a casa, o professor e as lições que nos trazem a paz e a harmonia universal.

Meio Ambiente é a saúde reciclada, a água purificadora, o ar pela consciência e o clima mais ameno. É o conforto, a satisfação, a luz da escuridão, o presente constelado.


Meio Ambiente é a harmonização do homem segundo a própria natureza, a clareza que não engana o poder de bilhões de anos, a chave da criação, a força imperadora.

Paulo Paiva é jornalista e ambientalista (e-mail: [email protected]).

WhatsApp
Facebook
Twitter
Email
Print

2 respostas

  1. Querido,
    Paulo Paiva

    Agora não chega ne!O gueto do atrazo já arapalhu bastantes os andamentos dos processos do IBAMA, referente ao Porto Intermodal, Usina Belo Monte, que finalmente foi liberada pelo Ibama.
    E lá vem vocês de novo agora embasado uma nova conspiração intermodal que os Passáros da Mata Atântica estão ameaçados de Extinção.inco espécie de passáros você esta mostrando.Viu semana a quantidade de passáros presos na rodovia BR 101 bem aqui pertinho, Camacam,Eunapólis,e não vejo fiscais do Ibama,ambientalista,neos-ambientalistas fazendo nenhum movimento para impedir que estes crimes continue a ser praticados.Cortaram um jequitibá de 500 anos em Camacam em plena cidade e não esteve no local nenhum movimento ligado ao meio ambiente para impedir a derrubada da árvore.Pelo amor de Deus, quando tiverem fatos relevantes para discusão vamos discutir, mas discutir a vida de cinco passáros é uma verdadeira aberração e não ter o que fazer!
    Saudações,

  2. Querido Kalif, essas e outras foram retiradas de um cataz do IBAMA denominado Aves NOrdestinas Ameaçadas de Extinção. De fato, esses passarinhos dependem do sul da Bahia para continuar existindo, mas isso não quer dizer que a região não possa se desenvolver. O importante é que o Sul da bahia um excelente plano de conservação florestal que deve incluir a criação e o manejo de muitos parques florestais públicos e privado, reservas particulares, hortos, programas de rocomposição, resrevas legais e matas ciliares e reservas protegidas e muito incentivo à pesquisa. Um bom projeto de desenvolvimento deverá pensar sério em tudo isso, pois esses passarinhos têm o mesmo valor que temos nós, são parceiros nossos, de nosso ambiente saudável. No mais, já tem tanta gente defendendo o crescimento econômico na região, é preciso então que tenhamos outras vozes, lembrando esses fatos para que nunca sejam esquecidos ou colocados debaixo do tapete.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Newsletter

Fique Informado

Assine a newsletter e receba as notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.
É rápido. É fácil. É de graça.

Siga-nos
Mais lidas
junho 2011
S T Q Q S S D
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930