Miudinhas globais do site Bahia Já.
10. O ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, divulgou nota em que confirma o afastamento de quatro servidores da cúpula do órgão. O afastamento foi determinado pela Dilma Rousseff no final de semana.
11. Segundo reportagem da revista “Veja”, representantes do PR, partido que comanda os Transportes, funcionários do ministério e de órgãos vinculados à pasta montaram um esquema de superfaturamento de obras e recebimento de propina por empreiteiras.
12. Entre os citados estão o próprio chefe de gabinete do ministro, Mauro Barbosa, o assessor do ministério, Luiz Tito, o diretor-geral do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), Luiz Antonio Pagot, e o presidente da estatal Valec, José Francisco, o Juquinha.
13. Dilma conversou com Nascimento por telefone dando a ordem. Na nota, Nascimento diz que “rechaça, com veemência, qualquer ilação ou relato de que tenha autorizado, endossado ou sido conivente com a prática de quaisquer atos político-partidário envolvendo ações e projetos do Ministério dos Transportes”.
14. A Veja diz que Juquinha, da Valec, comunicou a um grupo de empresários que as empresas que tocariam a obra daFerrovia Oeste-Leste, a Fiol, seriam anunciadas a partir de uma reunião na casa do deputado Waldemar Costa Neto.
15. Essa obra tem sido apontada pelo governo da Bahia como vital para o seu desenvolvimento nas regiões Oeste, Sudoeste e Sul e já nasce com esse problema. Juquinha está afastado da direção da Valec.
16. Outro detalhe, a deputada Ivana Bastos (PMDB), a qual preside a Comissão Especial do Porto Sul chegou a propor na ALBA dar um título de cidadão a Juquinha. E agora? O que acontecerá? Juquinha, segundo a Veja, tem um sobrinho, Mauro Barbosa, que é o homem da chave do cofre, e as propinas do MT/PR giram em 4% em determinados segmentos, e 5% em outros.
17. A obra da Valec da Fiol está nesse rolo aí.

3 respostas
Pois é… Foi este mesmo Senhor que no dia 10 de dezembro de 2010, ovacionado pelo público presente ao Centro de Convenções de Ilhéus, gritou: Eu avisei que quem ficassa na linha, o trem passaria por cima. Pelo visto ele ficou com o pé preso e o trem passou por cima foi dele. Vamos aguardar o desenrolar destas medidadas tomadas pela nossa Presidenta.
Alguem ainda tem duvida porque as lideranças politicas, regional, estadual e municipal, querem tanto esta obra? Uma pequena comissão aplicada sobre os estupendos valores que seriam gastos pelo cofre público, com o uso do dinheiro do contribuinte, iria enriquecer muita gente que tenta a todo custo empurrar este Porto guela abaixo do povo, utilizando-se de argumentos nada convicentes quanto aos benefícios que estes investimentos trarão à região!
Os caranguejos, grauçás, manguezais, a restinga e a mata atlântica manifestam pesar pela morte do PORTO SUL.
Baiano desempregado, aguardando uma oportunidade de emprego e na esperança dessa obra chegar ao sul do estado pata alavancar a economia da região, fazem dois anos de anunciada a obra, e agora mais um capítulo dessa novela chamada Fiol, primeiro foi o Ibama, os ecologistas de Ilhéus, agora a propina e a obra que é bom nada, a briga ainda nos bastidores, isso dá marchinha de carnaval com todos os trocadalhos do carilho….