BLOG DO GUSMÃO

Menu

Siga-nos

CONFABULAÇÕES

Por Marcos Pennha

Dia desses falei no artigo Com licença, tô voltando! (Veja aqui http://www.blogdogusmao.com.br/2011/08/16/com-licenca-to-voltando/) que não penso em levantar hipóteses sobre possíveis alianças políticas, tão comuns em épocas pré-eleitorais. Disse e reafirmo que acho isso uma baboseira à medida que as pretensas alianças parecem não incluir o povo como beneficiário, dando a entender que acontecem tão somente para servir a pequenos grupos. Abro um parêntese para fazer um comentário, devido a algumas críticas que recebi, pessoalmente e através de e-mails, porque desmereci a análise dos que fazem comentários políticos.

Houve quem me condenasse e citado o nome do advogado e político Joabs Ribeiro como bom comentarista. Quero dizer que tenho a maior admiração pelo ex-presidente da Câmara de Ilhéus, Joabs Ribeiro, vereador por três mandatos. Já fiz essa declaração ao próprio. Conheci Joabs quando ingressei na Federação das Escolas Superiores de Ilhéus e Itabuna (FESPI), hoje Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Ele cursava o último ano de Direito. Teve atuação brilhante nos movimentos estudantis, tendo sido presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE). Nessa época já se falava em estadualização ou federalização da mencionada instituição de ensino. Portanto, se hoje a UESC é pública, deve-se gratidão também a Joabs e tantos outros estudantes de outrora. Joabs é um sujeito sincero. Já presenciei em alguns momentos atos dele que justificaram essa qualidade. Quem pratica a sinceridade corre o risco de ser tachado de sisudo ou até grosseiro. O povo, infelizmente, prefere o riso fácil de falsidade à verdade.

Não gosto dos comentários políticos recheados de politicagens que têm a finalidade velada de defender algum político ou partido, o que acho simplesmente nojento. Vejo Joabs como professor estudioso de Direito Público. Ele conhece demais, como poucos, sobre administração e legislação públicas. Penso que quem pleiteia cargos públicos deve estudar sobre o assunto relativo às funções. Não é o que acontece, salvo raríssimas exceções. Dentro desse seleto grupo de estudiosos e trabalhadores, não poderia deixar de citar o nome de Elias Reis (Presidente do Sindicato dos Radialistas de Ilhéus). Elias, pré-candidato a vereador, vem desenvolvendo um excelente trabalho a frente do sindicato, com o apoio dos demais membros da diretoria, e procura sempre atualizar-se no que se refere às leis vigentes do país.

O médico para clinicar estuda seis anos; O advogado, cinco; o economista, quatro. Então, conclui-se que o sujeito que vai lidar com o dinheiro público não deve ser um zemané, que não estuda nada a respeito do exercício do cargo. Vejamos o exemplo do caso da Câmara Municipal de Ilhéus. Foi descoberto que houve contratação de funcionários fantasmas. O simples presidente da Casa, Edvaldo Nascimento, conhecido por Dinho Gás, faz o estilo Lula: “Não vi, não sei, necomigonão, … ” O desenrolar desse fato tem sido alardeado bastante através da imprensa. Todavia, podemos resumir afirmando que, no final, tem tudo pra resultar em nada. Esse filme a gente já viu e continuará vendo até o dia que a sociedade civil organizada deixar de assistir a tudo passivamente, na inércia.

Contatos com o autor: [email protected].

WhatsApp
Facebook
Twitter
Email
Print

2 respostas

  1. De pleno acordo, Marcos, candidato a qualquer cargo público deveria ter, no mínimo, um curso de seis meses, para ouvir ao menos falar que a coisa pública não pode ser coisa particular.
    Alguns até leram a palavra “ética” nos jornais, mas nem sabem do que se trata.
    Não digo que deva conhecer pormenores de ‘Direito Internacional’, ou detalhes da Contabilidade, mas, rudimentos de Constituição, Direitos do Cidadão ou Gestão de Verbas Públicas são imprescindíveis.
    Esse negócio de “aprendo quando estiver lá” é só folclore tiriricano.
    _Abraço.

  2. Marcos,voce me surpreende a cada dia com seus comentários,sem politicagem e dando a cezar o que è de cezar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Newsletter

Fique Informado

Assine a newsletter e receba as notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.
É rápido. É fácil. É de graça.

Siga-nos
Mais lidas
setembro 2011
S T Q Q S S D
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930