BLOG DO GUSMÃO

Menu

Siga-nos

UM MERGULHO NA LAGOA ENCANTADA, UMA VIAGEM POR SUAS LENDAS

A Companhia Boi da Cara Preta, grupo residente da Casa dos Artistas, prepara mais um espetáculo, voltado ao publico infanto-juvenil, baseado nas manifestações culturais de Ilhéus. Dessa vez, o foco está direcionado para a zona norte da cidade, especificamente na Lagoa Encantada e no imaginário coletivo de sua comunidade ribeirinha.

Situada na região norte de Ilhéus, a Lagoa está envolvida por uma Área de Proteção Ambiental (APA). Além da paisagem caracterizada por um imenso espelho d’água de 6,4 km², cercado por fazendas e mata nativa, ela oferece um lindo espetáculo natural que desperta a curiosidade e a imaginação dos visitantes. Ilhas flutuantes se movem entre as margens da lagoa, ao sabor dos ventos. Conhecida no passado como “Lagoa de Ilhéus”, ela guarda as mais interessantes lendas que fazem parte do folclore ilheense, contadas pelos habitantes, sobretudo os mais antigos, do pequeno povoado próximo às suas margens.

A nova montagem da Companhia Boi da Cara Preta tem a direção de Tânia Barbosa, com texto de Romualdo Lisboa. A inspiração inicial, veio do livro “O Encanto da Lagoa: o imaginário histórico-cultural e o turismo cultural na Lagoa Encantada”, dissertação de mestrado do professor Reinaldo Soares, diretor do Instituto Brasileiro de Educação Cultura e Turismo (IBEC). A obra, importante contribuição para o enriquecimento da historiografia grapiúna, interpreta a tradição presente na história oral. A observação de fenômenos humanos e naturais, presentes no cotidiano, reportam às experiências da comunidade ribeirinha.

Na pesquisa e no contato com os moradores, Tânia Barbosa identificou que apesar das semelhanças com elementos folclóricos de outras regiões, as lendas da Lagoa Encantada possuem características ligadas à identidade local. “A nossa Iara, a nossa sereia, não tem cabelos pretos, e sim, verdes. Ela vive em águas turvas. Esses detalhes correspondem às águas da Lagoa Encantada e ao lindo cenário que ela oferece. Todo esse conjunto de peculiaridades nos ofereceu traços fundamentais que vão influenciar fortemente o espetáculo. O figurino pretende ser o espelho dessa rica influência”. No rico folclore da Lagoa, destacam-se o Negro D’Água, o imenso Mero-Canapu que engole pescadores, a Pedra de Arigoa, o Galo Encantado e a Galinha de Sete Pintos.

O projeto Lendas da Lagoa Encantada tem o apoio do Governo do Estado, por meio da Fundação Cultural do Estado da Bahia. O texto de Romualdo Lisboa também levou em consideração debates do projeto “Improviso Oxente” que aconteceram em agosto desse ano, reunindo estudantes e moradores da Lagoa, com as participações do Professor Reinaldo Soares (autor do livro O Encanto da Lagoa) e da antropóloga Flávia Cristina Melo.

A estréia será no dia 25 de janeiro de 2012, na Casa dos Artistas, às 19 horas. Valor da entrada: R$ 10,00 (inteira), R$ 5,00 (meia). Mais informações no blog www.aslendasdalagoa.blogspot.com.

A Casa dos Artistas fica na Rua Jorge Amado, nº 39, centro de Ilhéus.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Email
Print

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Newsletter

Fique Informado

Assine a newsletter e receba as notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.
É rápido. É fácil. É de graça.

Siga-nos
Mais lidas
dezembro 2011
S T Q Q S S D
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031