BLOG DO GUSMÃO

Menu

Siga-nos

HISTORIADOR PUBLICA LIVRO SOBRE OS 50 ANOS DE BARRO PRETO

A Mondrongo Livros lança nesta segunda-feira, dia 16, o livro “Da Pedra Lascada ao Barro Preto”, do historiador César Chaves, que faz um resgate da história da sua cidade natal, Barro Preto, que completa nesta segunda-feira, dia 16, 50 anos de emancipação política. César Chaves é graduado em História pela UESC e pós-graduado em Metodologias da História pelo Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão – IBPEX.

Em “Da Pedra Lascada ao Barro Preto” o autor apresenta um pouco da história da cidade, acontecimentos de importância fundamental. Trata-se do primeiro registro metodológico, didático e sem pragmatismo, a se tornar livro, um verdadeiro demonstrativo da construção lenta de uma comunidade simples, sem glamour ou eventos fabulosos, porém com forte sentimento de fraternidade e comprometimento entre seus membros.

A pesquisa foi consolidada através de documentos históricos e testemunhos dos moradores mais antigos, cujas informações foram cruzadas para checagem dos dados e também para atender o rigor formal acadêmico, revela o autor, que ainda aponta a possibilidade da obra estar continuamente aberta, ou seja, que existe a total possibilidade de pesquisas futuras fazerem novos adendos e aportes biográficos para a historiografia do município.

Uma das revelações importantes da obra diz respeito ao nascimento do nome da cidade. Diz o autor ter identificado operários das primeiras construções de alvenarias, oriundos de localidades circunvizinhas que, ao escavarem o solo (nas imediações onde hoje se localiza a Praça Cel. João de Souza Leal), atingiram uma camada de terra bastante escura. Ao serem indagados, nas suas localidades, sobre onde estavam trabalhando ou para onde iam logo se ouvia a seguinte resposta: “Para o lugar do Barro Preto”. Assim, pela força popular, o nome da cidade se fixou como Barro Preto, apesar das tentativas de o alterarem.

Serviço:
Lançamento do livro Da Pedra Lascada ao Barro Preto
Local: Espaço da Junalva
Dia: 16 de Abril a partir das 17:30 horas

WhatsApp
Facebook
Twitter
Email
Print

Uma resposta

  1. Por gentileza, gostaria de adquirir um exemplar do livro ” Da pedra lascada ao Barro Preto”
    Solicito informar onde consigo comprar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Newsletter

Fique Informado

Assine a newsletter e receba as notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.
É rápido. É fácil. É de graça.

Siga-nos
Mais lidas
abril 2012
S T Q Q S S D
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30