BLOG DO GUSMÃO

Menu

Siga-nos

DANUZA LEÃO PEDE DESCULPAS

Danuza Leão.

No fim do mês passado, a jornalista e escritora Danuza Leão causou reboliço com sua coluna semanal na Folha de São Paulo.

Numa passagem, ela fala que viajar para Nova York já não tem graça, pois até o porteiro do prédio pode ir pagando módicas parcelas mensais (clique aqui e leia o artigo).

Em sua coluna de domingo (02), a jornalista afirmou ter dado um “exemplo infeliz”. Confira o trecho. 

“Escrevo na Folha há dez anos; são mais de 500 colunas, e acho que nesse longo tempo já deu -ou deveria ter dado- para saber quem eu sou. Reli o que escrevi na minha última crônica, refleti sobre o que queria verdadeiramente dizer e cheguei ao seguinte: nós, seres humanos, somos únicos, ricos ou pobres, gênios ou pessoas comuns, e essa é a grande riqueza da vida: não existem duas pessoas iguais, e ninguém quer ser igual ao outro. Se eu comprasse o mais lindo vestido para uma festa e lá encontrasse Madonna com um igual, talvez voltasse em casa para trocar o meu. Se comprasse um iate com 38 cabines, com uma tripulação vestida por Jean Paul Gaulthier, e cruzasse com outro igual, pertencente a Donald Trump, meu brinquedinho perderia a graça. Porque faz parte querer ser original e único, por isso os artistas, os costureiros, os arquitetos, os decoradores, os escritores, os médicos, os cientistas, todos trabalham para conseguir que suas obras sejam as melhores e, consequentemente, únicas. Existem dois tipos de pessoa: os que vivem para seguir o que está na moda em matéria de viagens, estilo, restaurantes, hotéis, etc., enquanto outros preferem viver na contramão. Eu pertenço ao segundo grupo: não gosto de multidões, não vou a shows, não vou a festas, não vou a restaurantes da moda e não viajo na alta estação, prefiro ficar em casa lendo um livro; falei sobre o porteiro como poderia ter falado sobre qualquer pessoa que faz parte dessa multidão que passa a vida indo atrás do que ouviu dizer que está “in”, o que para mim é apenas impossível. Lamento, foi um exemplo infeliz”.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Email
Print

19 respostas

  1. É o perfil da burguesia brasileira, que não aceita o desenvolvimento do Brasil, com ascensão da classe trabalhadora. Não suportam viajar em avião ao lado da classe C.

  2. Pois é, explicou, explicou e confirmou, ser futil é que é o importante (no caso dessas pessoas).Tudo como antes no quartel de Abraantes.

  3. Ela é irmã da Nara leão, aristocracia do espirito santo,que mudou para o rio de janeiro no bairro de ipanema, lá desfrutou o uisque, a bossa nova, faziam rodinhas no apartamento com ( tom jobim, ronaldo boscoli, nelson motta,joão gilberto, etc….ou seja, só a elite, trabalhar as irmãs? pra quê!! o pai bancava não é mesmo senhora Danuza? então é a elite, veem com este pensamento, ou seja, cresceu com este pensamento aristocrático, ela não percebeu que o brasil mudou, que o porteiro tem condições de viajar, de beber e comer melhor, e uma pena que tem gente que pensa assim ainda , que pena!!!!!!!acorda!!!! que planeta você vive?????

  4. Ela é irmã da Nara leão, aristocracia do espirito santo,que mudou para o rio de janeiro no bairro de ipanema, lá desfrutou o uisque, a bossa nova, faziam rodinhas no apartamento com ( tom jobim, ronaldo boscoli, nelson motta,joão gilberto, etc….ou seja, só a elite, trabalhar as irmãs? pra quê!! o pai bancava não é mesmo senhora Danuza? então é a elite, veem com este pensamento, ou seja, cresceu com este pensamento aristocrático, ela não percebeu que o brasil mudou, que o porteiro tem condições de viajar, de beber e comer melhor, e uma pena que tem gente que pensa assim ainda.

  5. Tenho alergia a essa mulher.
    A ela faltam: elegancia, educacao, e bom senso.
    Ei Danuza! Vai se trancar em casa e ler uns livros.
    Nunca e tarde pra se aprender.

  6. … lí, relí e entendi o pensamento de danuza, as pessoas q não entenderam, são pessoas de mente pequena, assalariados,coitadinhos,simplesinhos e todos os inhos do mundo.E batem no peito berrando( tenho orgulho de ser trabalhoar e honesto)
    POR ACASO ISSO NÃO É OBRIGAÇÃO?
    – Estou com a danuza, na contramão, e odeio gente pobre de espirito que não quer gastar nem um minuto do seu abundante tempo p\ raciocinar, refletir sobre o que essa mulher inteligentíssima
    quis dizer. Mas graças a DEUS nem todos pensam assim.

  7. Ola Danuza!

    Um dia sentada na sala de espera do meu terapeuta, começei a ler uma de suas cronicas e não me lembro qual,mais foi a primeira de uma serie.
    Amo tudo q vc escreve, respeito sua opinão e acho que voce deria usar a seguinte frase: Eu sou responsavel pelo que escrevo, não pelo que voces pensam!!rsrsrsrs……
    Ah aproveitando a oportunidade, quero dizer que somos unicos sim, principalmente naquilo que o dinheiro não pode comprar, como um abraço, um carinho , perdão….quem dera podessemos compra em suaves prestaçoes…
    Estas sim são lugares e coisas que nem todo mundo podem ter,pq são carissimas..beijooooooooo….josy

  8. DANUZA ENTENDI PERFEITAMENTE SEU ARTIGO…COMO TB SEU PEDIDO DE DESCULPAS…ALIAS, VC TER SE DESCULPADO MOSTRA QUE VC É UMA MULHER DE ATITUDES E SUPERIOR …OS COMENTARIOS FORAM DE PESSOAS TOTALMENTE IGNORANTES DE ESPIRITO…ADORO SEUS LIVROS, E TE ACHO MUITO GENTE….ANNA MARIA

  9. Primeiramente gostaria de dizer diretamente a Danuza Leão que ela simplesmente é uma mulher corajosa e verdadeira, não se esconde atrás dos textos que escreve, aliás, ela escreve o que pensa e isso torna-a singular, pois os textos a retratam. Então se ser verdadeira e realista é um defeito muitas pessoas deveriam pensar muito bem em seus atos, suspiros, ou seja, seu corpo inteiro.
    Danuza é simplesmente a mais pura pessoa. Corajosa. E absolutamente verdadeira. Danuza, você é uma mulher única e deve saber disso e se estas pessoas que tanto a difamam nestes comentários não concordam comigo, na verdade, elas nem te conhecem. Após mais de 500 colunas não se deve pedir desculpas – eu não pediria -, mas como você pediu sou obrigado a concordar com Anna Maria, você é uma mulher superior. O exemplo não foi “infeliz”. Infelizes foram as pessoas que não a entenderam.
    Continue sendo você sempre…

  10. Eu me envergonho de ter lido o livro: na sala com Danuza. Fiquei tão decpcionada que rasguei o livro. Voce Danuza, ainda tem chance! Vou orar por você para Deus ter misericordia de tanta falta de sabedoria do Espírito Santo. Você precisa conhecer Jesus. Deus te abençoe.

  11. Nossa quanto ódio e radicalismo! Acho incrivel que pessoas que erram e acertam como todo mundo sintam-se no direito de apontar o dedo e criticar com tanta ferocidade. A Danuza, certa ou errada, teve a coragem de dizer o que pensa e de exercer o seu sagrado e democratico direito de expressão, sem hipocrizia! Respeitar o mundo (pobre ou burgues) do outro é pre requisito necessario a quem, do alto de seu pedestal de “ser eternamente correto” se acha no direito de criticar.

  12. Ela é cpntra a lei que dá direitos trabalhistas as empregadas domésticas, com certeza é daquelas que jogas as calcinhas sujas para a emprega lavar na mão.

  13. Tenho pena dela, que, no fim da vida (81 anos de idade), com o rosto que já foi bonito deformado pelas cirurgias plásticas, deveria prezar pela Vida, dádiva de D’us e que, como tal deve ser respeitada em todos os níveis.

  14. quer ser exclusiva Danuza, vai ser no cemitério pois ninguém vai te visitar e você vai morrer em breve sua velha emplastificada horrorosa

  15. Sinceramente, acho que o texto foi muito mal interpretado. Li e reli, vi apenas uma crítica ao comportamento consumista que boa parte da sociedade tem, sejam os ricos, os novos ricos, os recém incluídos, etc. Por exemplo, se eu compro um celular de 1000,00, ficarei satisfeita na medida em que ele é raro entre as pessoas ao redor…pois sou top mas, não avalio a necessidade efetiva do equipamento para a minha vida pois, este último me deixa “fora” do mundo fashion. Sei lá acho que é isto. Felicidades

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Newsletter

Fique Informado

Assine a newsletter e receba as notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.
É rápido. É fácil. É de graça.

Siga-nos
Mais lidas
dezembro 2012
S T Q Q S S D
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31